quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri 14 de janeiro

Votação suspensa em Missão Velha

Para quem esperava uma votação sem polêmica e rápida na sessão extraordinária da Câmara de Missão Velha, na última semana, se enganou. O ex-prefeito Washington Fechine, já com destino político selado naquele momento, tendo pela frente sua inclusão como Ficha Suja, conseguiu uma liminar suspendendo a votação por tempo indeterminado. O pedido foi feito pela direção municipal do PROS, seu partido, na pessoa do presidente, vereador Diego Feitosa. A liminar concedida pelo juiz da 1ª Vara, Renato Esmeraldo, foi baseada na falta de tempo para a defesa do ex-prefeito. O presidente da Câmara, vereador Cícero Cagece recorreu da decisão e espera o resultado. Washington teve parecer do TCM pela desaprovação e precisava de dois terços dos votos dos parlamentares. Não tinha! Agora Washington ganha tempo para se articular melhor. É esperar pra ver o que acontece!

Câmara de Mauriti trabalhando no recesso

A Câmara de Mauriti, mesmo em recesso parlamentar, atendeu a solicitação do prefeito Evanildo Simão (PT), para sessão extraordinária na última semana, dia 08. Na sessão foram aprovados seis Projetos de Lei encaminhados pelo executivo. Segundo o presidente da Casa, vereador Mano Morais (PT), alguns de urgência e outros necessários. Entre os projetos aprovados estão o reajuste salarial dos servidores, a criação dos Conselhos Municipal de Esportes e da Juventude, além do projeto que responsabiliza o proprietário de imóvel urbano pela edificação e conservação das calçadas. Agora os projetos retornam ao executivo para sansão do prefeito. O que se percebe é uma boa interação entre os poderes executivo e legislativo em Mauriti. Quem ganha é a população.

Prefeito de Campos Sales quer ser federal

Uma provável decisão do prefeito de Campos Sales, Moesio Loiola (PSD), está deixando tanto sua base de apoio, quanto a oposição do município, muito surpresa. É que o prefeito reuniu os vereadores aliados da sua administração em um jantar e deixou a entender que irá se afastar da prefeitura para disputar uma vaga na Câmara Federal. Moésio quer ser deputado federal. A mensagem ficou clara quando o Moésio pediu, em seu discurso, que a base se mantenha unida em torno do vice-prefeito Valdir Júnior. Segundo análises de bastidores, o ex-deputado estadual só disputou a prefeitura porque havia a clara possibilidade de perder a eleição, caso fosse outro o candidato. Agora Moésio mostra que realmente não tem mais disposição para o executivo. Ele quer voltar a sua praia, o parlamento!

Governador em Brejo Santo

O governador Cid Gomes (PROS) esteve em Brejo Santo na última semana, dia 11, para reunião sobre o Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A reunião que aconteceu na Câmara Municipal serviu para fazer o monitoramento das obras do canal. São 1.300 km, orçados em R$ 7 bilhões. No Cariri, o canal vai beneficiar de forma direta os municípios de Jati, Brejo Santo, Porteiras, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Crato, Nova Olinda e Farias Brito. A água canalizada do Rio São Francisco, deve banhar ao todo 17 municípios do Ceará. A reunião que acontece a cada 15 dias num dos municípios beneficiados, foi bem avaliada pelo governador. Lideranças políticas e autoridades institucionais participaram do encontro. Na verdade, o Cariri anseia pelo canal que resolverá, em parte, o problema da água na região. Que venha o mais breve possível!

Farias Brito recebe prêmio nacional

A administração do prefeito de Farias Brito, Vandevelder Francelino (PCdoB), ainda comemora o Prêmio Rosani Cunha de Desenvolvimento Social, ganho pelo município por boas práticas na gestão do Programa Bolsa Família. Dividiram o prêmio com município cearense as cidades de João Pessoa, na Paraíba, e São Paulo capital. Na categoria Estados, a Bahia foi a vencedora. O prêmio foi entregue durante a 9ª Conferência de Assistência Social no mês de dezembro em Brasília. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campelo, entregou o prêmio e destacou o município cearense. Farias Brito desenvolveu uma metodologia própria para aprimorar a gestão do Cadastro Único visando reduzir a incidência de irregularidades. O prêmio deve ser motivo de orgulho para todos os cearenses. Parabéns a administração de Farias Brito!

Enquanto isso no Cariri...

... O prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, assinou no distrito da Palestina ordem de serviço para a construção de uma Creche Pró-infância. O equipamento atenderá a 240 crianças de 0 a 5 anos. Foram autorizadas ainda a construção da primeira Avenida da Palestina e do Portal da entrada da cidade de Mauriti. Serão mais de R$ 1,6 milhão de investimento.

... Mais de 24 mil agricultores de 28 municípios da Região do Cariri, já receberam as sementes do Programa Hora de Plantar do Governo do Estado. A solenidade de entrega aconteceu nessa segunda-feira (13), no Ceasa de Barbalha. A expectativa é que os agricultores aproveitem as chuvas que banham a região. Isso é bom!

... O prefeito de Milagres, Hellosman Sampaio, está causando polêmica entre aliados e oposição com a divulgação da programação e início de um evento denominado “O Assunto é Férias”. O evento que começou sábado (11) vai até 31 de janeiro. São shows, tenda eletrônica, esportes e outros. A oposição quer saber quanto vai custar.

... Quem reuniu seu secretariado para pedir mais empenho e definir metas mais ousadas para 2014, foi o prefeito de Várzea Alegre, Vanderlei Freire (PSD). Na terra do Padre Vieira não houve troca de secretários; mas, parece que a pressão por resultados deve aumentar.

... Em Barro, reconhecendo a grande contribuição da ex-secretária de Educação, Vanda Edna, várias pessoas da administração promoveram um momento para pedir sua volta à pasta. A assessoria não informou os motivos da saída ou se a ex-secretária foi reconduzida ao cargo. Estranho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário