quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Prefeito do Crato diz que 2013 foi de superação

O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos (PMDB), recebeu a equipe do Jornal do Jornal para uma entrevista, onde ressaltou que o ano de 2013 foi de muitas dificuldades financeiras, mas, também, de preparação para grandes perspectivas de futuro. Ronaldo falou dos grandes projetos, das mudanças na saúde e na educação, além do resgate da auto-estima do povo cratense.

Segundo Ronaldo, as dificuldades aconteceram em razão das dívidas herdadas da administração do ex-prefeito Samuel Araripe. Segundo ele, parte dessas dívidas foi equacionada e a outra a prefeitura assumiu junto com o governo federal, como por exemplo, débitos com INSS.

Sobre os ensinamentos de 2013, Ronaldo destacou a necessidade de maior profissionalização da máquina pública. “Nós temos que profissionalizar a administração municipal o quanto antes. Ainda existem hábitos maléficos ao poder público. Não podemos servir a um punhado de pessoas, sim ao todo da sociedade,” disse Ronaldo, ressaltando que em 2014 serão colhido os frutos plantados em 2013.

Na avaliação do prefeito, o ano de 2013 serviu para organizar a máquina pública e se preparar para custear parte dos investimentos que beneficiarão o povo do Crato. “No que se refere a participação da prefeitura, nos preparamos para um aporte entre 15% a 20% das obras. Isso levando em conta doações de terrenos e a infraestrutura,” disse o prefeito. Para o primeiro semestre de 2014, são mais de R$ 100 milhões em projetos já aprovados e com início marcado, tanto com recursos federal, quanto estadual.

Ronaldo destacou, ainda, que o ano de 2013 foi encerrado com todos os compromissos em dia. “Foi um ano difícil, mas prazeroso por ter colocado a ‘casa’ em ordem,” disse.

Perguntado sobre as articulações políticas o prefeito destacou que procurou todos os deputados e senadores votados no Crato. Ele destacou a parceria com o senador Eunício Oliveira e os deputados Camilo Santana (estadual) e José Guimarães (federal). Segundo o prefeito, essas parcerias renderam frutos como a aprovação da Faculdade de Medicina do Crato; obras como a encosta do Seminário e o projeto de águas e esgoto para o município; além da luta pelo Hospital Universitário e a efetivação do projeto “Minha Casa, Minha Vida”, com 2.283 aprovadas pela Caixa Econômica Federal, e pedido de aumento para 4 mil residências.

Sobre as perspectivas para 2014, além das grandes obras estruturantes, o prefeito Ronaldo Matos, destacou que o foco estará na saúde e na educação. “Os investimentos em saúde, por exemplo, no início da nossa gestão giravam entre 15% e 16% do orçamento do município. Hoje, já investimos cerca de 27%. É claro que a saúde é um setor que tem problemas no mundo inteiro, mas pode ter certeza que estamos trabalhando para melhorar,” disse Ronaldo.

Na educação, o prefeito ressaltou que foi plantada a semente. “Hoje nós temos diretores, coordenadores e supervisores escolhidos por seleção de mérito. Não houve escolha política e, por isso, conseguimos formar uma equipe técnica. Esse é um resultado que vamos colher aos poucos,” observou.

Sobre a relação com o Poder Legislativo, o prefeito observou que, apesar das grande polêmicas geradas em 2013, sempre nutriu uma boa relação com a Câmara. Segundo ele, em 2014 vai continuar respeitando a independência do poder, mas debatendo para convencer sobre as necessidades do executivo em prol do povo do Crato.

Para finalizar a entrevista, o prefeito Ronaldo Matos frisou que o Crato já deu o primeiro passo. Agora o povo quer mostrar sua força e sua garra. Para ele, o Crato vai crescer e vai contribuir de forma significativa com o crescimento da Região do Cariri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário