terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Governador entrega sementes e títulos de propriedades a produtores do Cariri

O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes (PROS), esteve na Região do Cariri na manhã dessa segunda-feira (13), na Ceasa de Barbalha, durante cerimônia de entrega das sementes e títulos de propriedades rurais a produtores do Cariri. Foram cerca de 1 milhão de toneladas de sementes do Programa Hora de Plantar e mais de 2 mil títulos entregues a agricultores de Barbalha e Porteiras.

No fim de semana, sábado (11), o governador participou de reunião e fiscalizou as obras do Cinturão das Águas, em Brejo Santo. Serão mais 1.300 km de canal, orçados em R$ 7 bilhões. No Cariri serão beneficiados diretamente os municípios de Brejo Santo, Nova Olinda, Porteiras, Mauriti, Crato, Abaiara, Missão Velha, Barbalha, Milagres, Farias Brito, Lavras da Mangabeira, Aurora e Jati. No ceará serão ao todo 17 municípios.

O deputado estadual Camilo Santana (PT), que deu início ao programa de regularização fundiária, quando secretário do Desenvolvimento Agrário, disse que essa é uma das mais importantes ações feitas pelo governo do Estado. “Além de se garantir segurança aos proprietários, cria-se a possibilidade do acesso ao credito para melhorar a produção, fazendo investimentos,” disse Camilo.

O deputado federal José Guimarães (PT) avaliou o momento como o resultado de um forte compromisso com o governador e com a região do Cariri. “Nosso compromisso está exposto nos investimentos anunciados pelo governador para o Cariri. E esse é o meu papel como deputado, ajudar o governador na articulação junto ao governo federal, para se fazer um governo vitorioso como ele vem fazendo. Comprometido com o Cariri e o Ceará,” disse Guimarães.

O presidente da Assembléia, deputado estadual Zezinho Albuquerque (PROS), disse que esse é um momento importante para mostrar que o Ceará está no caminho certo. Para o Zezinho a parceria entre a Assembleia e o governador, principalmente, na aprovação e modificação dos projetos de maior interesse do estado, tem surtido efeito em ações como a que está sendo vista no Cariri.

O governador Cid Gomes, disse acreditar em um bom inverno para o Ceará. “Mais do que nunca essa é a hora de plantar. Acredito que as sementes vieram em um momento,” disse Cid Gomes. Sobre os títulos, o governador destacou a importância social do projeto, que para ele, segura o homem no campo.

Durante o evento estiveram presentes, ainda, várias lideranças políticas. Entre elas, os deputados federais Arnon Bezerra (PTB) e Manoel Salviano (PSD); o deputado estadual Sineval Roque (PROS); os prefeitos Zé Leite (Barbalha), Tardiny Pinheiro (Missão Velha), Ronaldo Sampaio (Nova Olinda), Evanildo Simão (Mauriti), Analeda Luz (Jardim) e Guilherme Landim (Brejo Santo); e mais vereadores e lideranças populares de toda região.

Após o evento o governador Cid Gomes fez um balanço dos seus oito anos de governo e os benefícios para a região do Cariri. Ele citou as várias ações, principalmente, de infraestrutura.

Sucessão

Durante o evento em Barbalha, o governador Cid Gomes, acabou sendo abordado sobre a sucessão estadual, quando disse que não tem o poder de ser o comandante do processo no Estado do Ceará. Ele se disse apenas um modesto colaborador servindo aos cearenses, como governador.

Sobre o prazo para a definição do nome que terá seu apoio para dar sequência ao projeto iniciado há oito anos, Cid Gomes disse que deve anunciar a decisão em junho. Segundo ele, no momento, está pensando apenas em governar. “É claro que preciso pensar em sucessão, até porque, quero ver a sequência deste projeto que está dando certo, mas o meu calendário é para junho,” disse Cid, ressaltando que quem quiser esperar fique a vontade.

Sobre a afirmação do senador Eunício Oliveira (PMDB), de que esperaria a definição somente até abril, o governador disse que o tema está na livre iniciativa de cada militante partidário é que qualquer manifestação nesse rumo é legitima. Sobre uma provável conversa com o senador Eunício, o governador disse apenas que não tem mantido contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário