quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Prefeito de Missão Velha faz balanço de 2013 e assegura que o município vai crescer

O prefeito de Missão Velha, Tardiny Pinheiro (PT), falou em entrevista ao site miséria, sobre as dificuldades do início da sua gestão em 2013. Dividas herdada e certidões negativas dificultaram os primeiros meses, o que, acabou se resolvendo. Segundo o prefeito, o município se prepara para um período de crescimento.

Tardiny ressaltou que todos os prefeitos do país enfrentaram grandes dificuldades. “De início pegamos a folha dos funcionários de 2012 em atraso. Tivemos que regularizar e colocar os salários em dia,” informou Tardiny, ressaltando que infelizmente os novos prefeitos são obrigados a assumir os problemas das gestões anteriores.

O prefeito enumerou ainda, como a maior dificuldade, o fato de ter encontrado o município com todas as certidões negativas em estado de inadimplência. “Tivemos que equacionar dividas com INSS, Pasep, FGTS, além de precatórios diversos. Ou seja, o município estava totalmente inviável para o fechamento de convênios,” disse Tardiny.

Sobre valores, Tardiny disse que a soma dos pagamentos destinados a dívidas atrasadas em 2013, chegou a mais de R$ 2 milhões. Segundo o prefeito, foram vários meses sem receber qualquer verba estadual ou federal, motivado pela situação de inadimplência.

Além de dividas a gestão anterior deixou muitas obras paralisadas. “Havia obras até da gestão de Gidalberto Pinheiro, como a saída para Barbalha,” observou o prefeito. Para o prefeito somente com a organização da administração foi possível dar andamento nessas obras. “Tivemos muitas dificuldades na ora de renegociar com as empresas responsáveis, já que, os valores estavam defasados,” disse Tardiny.

Para começar a pensar o ano de 2014, Tardiny disse que teve de desapropriar áreas para as novas obras. Foram adquiridos terrenos para oito Postos de Saúde, Quadras Cobertas e o Distrito Industrial que, segundo o prefeito, devem ser construídos em breve.

Para Tardiny, o Distrito Industrial é um marco na história de Missão Velha. Segundo ele, já existem propostas de cerca de oito empresas para se instalar na área. O prefeito observa ainda que já foram assinados dois convênios para a viabilização da infraestrutura da área do Distrito, somando R$ 1 milhão. Segundo Tardiny, hoje, a pendência para o inicio da obra está na licença da Semace.

Com relação os custos do município, Tardiny aponta a redução no quadro de funcionários, principalmente na educação. Estão sendo nucleadas 19 escolas e a perspectiva é que haja uma grande redução na folha. O prefeito esclarece que a redução será nos prestadores de serviço. No caso dos concursados, eles serão lotados em outras escolas.

Sobre a relação com a Câmara Municipal, Tardiny avalia como muito boa. Segundo ele, houve algumas dificuldades iniciais, mas que logo foram resolvidas. “Claro que a oposição tem seu ponto de vista e isso tem que ser respeitado. Mas estamos, inclusive, aprovando projetos com necessidade de dois terços dos votos da Casa,” ressaltou o gestor.

Com relação a aceitação popular, o prefeito destacou que as pessoas entendem as dificuldades iniciais, não as de Missão Velha, e tem tido paciência diante do quadro. Para o prefeito, isso não quer dizer que não haja pressão para que em 2014 os grandes projetos se concretizem. Mas, Tardiny acredita que em 2014 o Missão Velha vai experimentar um bom período de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário