quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri 28 de janeiro

Reforma do Hospital de Altaneira

O Hospital Municipal de Altaneira tem sido uma verdadeira dor de cabeça para o prefeito Delvamberto Soares. Como na maioria dos municípios do Cariri, o hospital funciona de forma precária e não consegue atender bem a demanda. A população reclama e tem razão. Em abril de 2013, o vereador Adeilton, já pedia a reforma do hospital que, vale salientar, nunca saiu. Sem dinheiro e, pelo que parece, sem perspectiva de resolver o problema, o prefeito Delvamberto aproveitou as comemorações da Semana do Município e “apertou” o deputado Sineval Roque para encampar a luta junto ao Governo do Estado. Roque, como não podia ser diferente, se colocou a disposição. O problema é que com o compromisso Roque fica devedor. Terá que mostrar toda sua influencia para garantir a reforma antes da eleição.

Câmara Itinerante em Mauriti

A Câmara de Mauriti desenvolve um projeto que tem chamado a atenção de políticos e da população do município. O presidente Mano Morais (PROS), comanda a chamada “Câmara Itinerante” que tem percorrido os distritos desde março do ano passado. O presidente assegura que o objetivo é aproximar a Casa Legislativa do povo mauritiense. Desde sua implantação, já foram realizadas cinco sessões itinerantes nas localidades de Anauá, Nova Santa Cruz, São Félix, Umburanas e Palestina. A iniciativa inédita em Mauriti tem causado um impacto muito positivo junto a população. Nos bastidores é ressaltada a coragem da Câmara por ir até as comunidades onde elas se sentem mais fortes, nas suas moradas. O diferencial das sessões é que a tribuna fica a disposição dos moradores. Esperamos que os vereadores de Mauriti continuem com a coragem, o povo merece a atenção.

Denúncia falsa em Assaré

Na semana passada o prefeito de Assaré, Samuel Freire (PT), sofreu uma denúncia falsa. A denúncia feita por uma pessoa fictícia, denominada “Maria Machadão”, falava de uma máquina pesada (trator de esteira) abandonada pelo poder público. A foto mostrou a máquina com o parabrisa quebrado. A verdade, segundo a administração, é que a máquina estava a trabalho no Sítio São Feliz em uma obra de abastecimento de água. O trator fazia a ampliação do açude da comunidade. Segundo denúncia do chefe de gabinete, vândalos quebraram o vidro da máquina enquanto ela estava estacionada a espera de uma prancha para fazer a remoção. O prefeito alega perseguição política. Na verdade, denunciar é, além de um direito, uma responsabilidade da população. O problema é que nesse caso o denunciante se esconde por traz de um personagem, o que, tira a credibilidade da informação. Está na hora da polícia investigar!

Disputa de carnaval no Cariri

A cada ano que passa os prefeitos da região do Cariri percebem nos festejos de Carnaval a potencialidade da data para chamar a atenção para os seus municípios. Visitantes e muita publicidade destacam os municípios e divertem a população local. O município de Várzea Alegre, já tradicional nas festas, e mais recente as cidades de Mauriti e Antonina do Norte, se destacam pelos investimentos e organização. Somados os investimentos devem ultrapassar 1,5 milhão. Em Várzea Alegre, a disputa é para a escolha da rainha do Carnaval, enquanto Mauriti confirma grandes atrações como Garota Safada. Antonina trará a Banda Xodó de Amor. Esse trio promete ser um bom circuito para o Carnaval caririense em 2014. É escolher e curtir bastante!

Rumores esclarecidos em Nova Olinda

Depois de muitos rumores em Nova Olinda de que o ex-prefeito Afonso Sampaio e o atual, Ronaldo Sampaio, estariam se estranhando; isso, depois de Ronaldo perder a Câmara para oposição, a informação foi desmentida pelo vice-prefeito Cabeludo. Com a experiência de fazer parte das duas administrações, em ambas como vice, Cabeludo assegurou que essa possibilidade não existe. Segundo ele, o que se vê em Nova Olinda é uma articulação para desestabilizar essa parceria. O vice garante que Ronaldo e Afonso são aliados e, acima de tudo, amigos. Quanto a Câmara, o experiente Cabeludo disse que tudo faz parte da política. Nada que uma boa conversa e maior atenção ao parlamento não resolva. Na verdade, Cabeludo deu a dica e indicou o caminho, resta a Ronaldo aderir ao conselho para ter mais habilidade com os vereadores.

E por falar em rumores...

... Aumenta em Araripe a expectativa para o julgamento da denúncia contra o prefeito Germano Correa de uso da máquina pública para se reeleger. Há mais de um ano paradas, vale salientar, sem justificativa na justiça local, o caso teria chamado atenção do Ministério Público que pede mais celeridade. As denúncias são de abuso de poder econômico com a distribuição de combustível da prefeitura e distribuição de cargos na administração. Só para efeito de curiosidade, a eleição foi vencida por Germano com diferença de menos de 30 votos. O petista Giovane Guedes, derrotado na eleição, insiste em favorecimento e garante ir até o fim com a denúncia. É esperar o resultado!

Enquanto isso no Cariri...

... Quem sediou o Primeiro Encontro de Blogueiros do Cariri foi o município de Altaneira. O encontro realizado no domingo (26) reuniu comunicadores de toda a região e debateu entre outros o “marco civil da internet” e “a força da blogosfera no momento político atual”. O debate foi bom e as palestra de alto nível.

... O prefeito de Caririaçu, João Marcos (PMDB), está literalmente olhando pro céu. É que o município está sofrendo com a estiagem e se configura como o caso mais crítico da região do Cariri. Enquanto o açude que abastece o município está cada vez mais seco, o prefeito torce pelo início das obras da adutora que promete aliviar o problema. Toda torcida é bem vinda!

... Em Granjeiro tudo indica que o prefeito Dr. Gudy vai ter uma trégua com os credores. Depois de imensas dificuldades com dividas atrasadas, incluindo a gestão anterior, o prefeito conseguiu equacionar os débitos. Alguns parcelados e outros quitados devem proporcionar a adimplência do município. Estar adimplente é importante para receber recursos federais.

... Missão Velha vive a expectativa para o julgamento das contas do ex-prefeito Washington Fechine. Próximo ao início do período legislativo, a vontade do grupo ligado ao atual prefeito, Tardiny Pinheiro (PT), era iniciar os trabalhos com a votação. As contas deveriam ser votadas no dia 7 de janeiro, mas foi suspensa por decisão de liminar. Apesar da vontade, só resta espera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário