terça-feira, 20 de maio de 2014

Câmara do Crato elege nova Mesa Diretora

A Câmara Municipal do Crato elegeu na manhã desta terça-feira, 20 de maio, em sessão ordinária, os novos membros da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. O pleito teve três nomes inscritos para disputar a preferência dos 19 parlamentares da Casa Legislativa.

A eleição, que deveria acontecer no próximo mês de novembro, acabou sendo antecipada. Concorreram à vaga de presidente os vereadores Pedro Alagoano (PSB), eleito com 13 votos; Bebeto Anastácio (Pros), com 4 votos; e Paulo  de Tarso (PMDB), com 2 votos.

Disputaram as outras cadeiras, os vereadores Nagila Rolim (PSD), eleita com 13 votos; Thiago Esmeraldo (PP), com 2 votos; e Jales Veloso (PTN), com 4 votos. Para o cargo de 1º Secretário foi eleito o vereador Luiz Carlos (PSL), com 15 votos, contra Guer (PSDB) que obteve 4 votos. Para a 2º Secretaria o vereador Marquim do Povão (PMDB) foi eleito com 16 votos, como candidato único.

A disputa aconteceu em votação rápida e com voto aberto. A antecipação foi decidida pelo plenário da Câmara com a aprovação do Projeto de Lei, apreciado em dois turnos, no mês de abril deste ano.

A nova mesa deve assumir em 1º de janeiro de 2015 com uma formação destacada pela ausência de vereadores de oposição ao governo municipal. A nova mesa fica formada pelos vereadores Pedro Alagoano (presidente), Nagila Rolim (vice-presidente), Luis Carlos (1º Secretário) e Marquim do Povão (2º Secretário).

O presidente eleito Pedro Alagoano, agradeceu aos votos se dizendo surpreso com a união demonstrada pelos vereadores que lhe elegeram. Sobre o cargo, o novo presidente disse que vai se preparar melhor para desempenhar um bom papel a frente do Poder Legislativo cretense. “Já pensava em concorrer ao cargo há muito tempo. Não sabia se teria o apoio de tantos colegas, mas na reta final, eles foram fortes e garantiram meu nome na presidência,” disse Pedro Alagoano.

Segundo o novo presidente, a ideia é fazer uma gestão diferenciada na forma administrativa. “Com isso, queremos mostrar ao povo do Crato o que eles estão esperando; uma luta constante em busca da melhor qualidade de vida de todos os cratenses,” ressaltou o novo presidente.

Os vereadores Paulo de Tarso e Bebeto Anastácio, candidatos derrotados, parabenizaram o novo presidente e ressaltaram os desafios da nova gestão. O vereador Bebeto destacou, durante pronunciamento do voto, que é importante deixar de lado projetos pessoais e garantir o respeito à minoria da Câmara, já que, segundo ele, a mesma tem trabalhado com responsabilidade. Já o vereador Paulo de Tarso ressaltou que prevaleceu o projeto que se articulou mais cedo. Ele disse esperar do novo presidente uma gestão visando à melhoria do Poder Legislativo.

O atual presidente, vereador Luis Carlos, disse que espera da nova gestão ações que promovam melhorias para o município. “Precisamos buscar uma união entre todas as forças políticas do Crato, deixando de lado interesses pessoais e egos, para juntos viabilizarmos o crescimento do Município,” disse Luis Carlos.

Sobre a eleição antecipada, o vereador Tiago Esmeraldo, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), disse que a antecipação deve evitar a interferência de forças políticas externa na decisão da mesa. “Além disso, a antecipação vai proporcionar mais tempo para a transição em caso de mudança nos membros da mesa,” disse Tiago.

A antecipação da eleição aconteceu, excepcionalmente, para o biênio 2015-2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário