terça-feira, 13 de maio de 2014

Coluna Chapada - Jornal do Cariri - 13 de maio de 2014

Indefinição política em Assaré

Continua totalmente indefinida a situação política das lideranças de Assaré para as eleições deste ano. O ex-prefeito Oliveira, antes fechado com Roberto Pessoa (PR) para deputado estadual, agora está sem nome para defender. Roberto vai disputar o governo. A dúvida é se Roberto Pessoa terá influencia, ou não, na nova escolha. Já o atual prefeito Samuel Freire (PT) deve mesmo votar nas indicações do deputado federal José Guimarães. Nos bastidores, ele diz que não tem compromisso com as escolhas do ex-prefeito Oliveira. Para completar o quadro, quem parece estar longe das discussões eleitorais deste ano é o, também, ex-prefeito Evanderto Almeida. Sobre suas preferências a incógnita é geral. Não se houve, sequer, as tendências e/ou possibilidades. Com certeza, tudo isso mudará em breve. É esperar!

Tarrafas já definida

Enquanto a maior parte das lideranças dos municípios está com indefinições para as eleições deste ano, em Tarrafas as conversas parecem bem adiantadas com relação as escolhas. A ex-prefeita Teca Lopes, por exemplo, deve votar em Sineval Roque para estadual e Gorete Pereira para federal. O problema é que suas escolhas não convencem nem na família. Seu irmão, João Lopes, vota em Lúcio Alcântara para federal e estava fechado com Roberto Pessoa. Já o ex-prefeito Cláudio Germano já fechou com a candidatura de Agenor Neto para estadual e Mario Feitosa a federal. Bem resolvida, também, está a atual prefeita Maria Girleuda (PT). Ela deve seguir as indicações do deputado federal José Guimarães. Quem não se manifestou foi a prefeita cassada Lucinha Batista. Tarrafas está definida, mas, também, bem dividida.

Jardim sem matadouro

Carne e higiene é uma combinação primordial para quem gosta do alimento. Mas, essa máxima não era levada em conta no matadouro do município de Jardim. Foi constatado que o equipamento público funcionava em péssimas condições. Várias denúncias já apontavam o problema que foi visualizado pelos fiscais da Semace e do Ibama. Eles condenaram instalações, condições de higiene e trabalho. A carne abatida no local foi considerada de alto risco à saúde humana. Como resultado da visita, p matadouro teve as atividades suspensas e a prefeitura recebeu multa de R$ 180 mil. As denúncias abrangem ainda as péssimas condições de transporte da carne. O que mais preocupa é que a tempo que a situação vem sendo denunciada e mesmo assim a população consumia a carne de má qualidade higiênica. É espera as providencias!

Festa dos Karetas na mira do MP

E para quem achava que a administração de jardim já tinha bastante problema se enganou. Na última semana a Comissão Permanente de Licitação do Município recebeu a visita da promotora do Mistério Público do Estado (MPCE), Juliana Mota. Ela estava na companhia de agentes da Polícia Civil e policiais militares. Na operação conjunta foram apreendidos documentos de processos já realizados, principalmente, a concorrência para a tradicional Festa dos Karetas. O detalhe é que a promotora já havia recomendado suspensão dos recursos públicos para a festa. Mas, a orientação não foi acatada e a festa foi licitada, paga e realizada. Agora, tanto a comissão de licitação, quanto a empresa responsável pela festa, devem responder aos questionamentos do Ministério Público. Poderia ter sido evitado!

E por falar em suspensão...

Em Antonina do Norte a mesma promotora Juliana Mota, mandou suspender a licitação para a realização da Festa do Município. Acatando a recomendação a administração municipal acabou cancelando o processo. Em Antonina, os membros da comissão chegaram a prestar esclarecimentos na delegacia. Segundo o prefeito Antonio Filho, tudo foi esclarecido e a licitação cancelada. A diferença em Antonina é que vários empresários locais, procuraram a justiça e conseguiram autorização para realizar a festa com recurso privado. Não queriam deixar passar em branco a data festiva. Quem atendeu ao pedido dos empresários, filhos do município, foi o juiz Herick Bezerra, que responde pela Comarca do Município. O ponto alto da festa aconteceu no dia 8 com atrações musicais no centro da cidade. Foi uma boa saída!

Oposição unida em Missão Velha

Pelo menos na “frente das câmeras” a oposição de Missão Velha parece estar unida. Depois da crise que tomou conta do grupo com a posição do vereador Macedinho em votar a favor da criação da dotação orçamentária para novas secretarias, os seis parlamentares conversaram e parecem ter aparado arestas. À frente das conversas o líder da oposição, Diego Feitosa. Apesar da pouca idade, Diego soube reverter a situação e manteve o grupo unido. Macedinho disse que o fato foi apenas um erro de avaliação do grupo, já que, o mesmo grupo havia aprovado a criação das secretarias. Macedinho e Diego são cabeças do grupo e, até, agora têm conduzido com maestria a oposição a administração do prefeito Tardiny Pinheiro. É sangue novo com vontade de trabalhar e maturidade para conversar. Ganha o município!

Enquanto isso...

... A Câmara Municipal de Assaré votou, na última semana, as contas do ex-prefeito Evanderto Almeida. O parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) foi pela aprovação. Os vereadores seguiram os técnicos e reafirmaram a legalidade das contas do ex-prefeito. Vitória fácil!

... Ainda sobre definição, o prefeito de Potengi, Samuel Carlos (PCdoB), já anunciou nos bastidores o apoio a Sineval Roque (Pros) para estadual e Chico Lopes (PCdoB) para federal. Quem ainda não se manifestou sobre sua posição política para a eleição deste não foi o grupo de oposição ao prefeito Samuel.

... Em Santana do Cariri, Prefeitura e Câmara Municipal convocaram uma Assembleia com os professores da rede pública municipal para discutir o reajuste salarial. A discussão deve girar em torno da Lei Federal que estabelece o reajuste de 8,32%. O encontro será nessa quarta-feira (14), às 9h00.

... Em Caririaçu, foi realizada uma palestra para os profissionais de saúde. Segundo a assessoria do município, a intenção é qualificar acerca do funcionamento da ouvidoria do SUS. A palestra da enfermeira Kaliny Mattos, abordou as funções da ouvidoria, além de direitos e obrigações dos usuários e funcionários do SUS. Importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário