terça-feira, 6 de maio de 2014

Coluna Chapara - Jornal do Cariri - 06 de maio de 2014

Recurso suspenso em Farias Brito

A turbulência administração do município Farias Brito parece estar longe do fim. Depois de ser denunciado pelo Ministério Público Federal por desvio de verbas da Funasa, o prefeito Vandevelder Francelino (PCdoB), agora tem que amargar mais um desgaste administrativo. Desta vez o município teve suspensa a transferência de recursos do Ministério da Saúde por falta de cadastro no Sistema Nacional de Estabelecimentos de Saúde. A suspensão dos recursos foi divulgada na última semana no Diário Oficial da União. E o pior é que, além de não realizar um simples cadastro, o município deixou de alimentar o Sistema de Informação Ambulatorial do SUS. A decisão do Ministério da Saúde retroage a janeiro deste ano. A população de Farias Brito será prejudicada pela displicência. É difícil acreditar, mas é verdade!

Faltou compromisso e competência

É importante avaliar o que aconteceu em Farias Brito. O município perdeu verbas por falta de cadastro e atualização de informações. É difícil mensurar o prejuízo causado pela displicência, isso para não falar outra coisa, de funcionários, na sua maioria comissionados, e sem compromisso com a população. Foi um típico caso de ineficiência dosada com falta de qualificação. Para o prefeito Vandevelder Francelino, nesse caso, existem duas atitudes a tomar. Primeiro é preciso demitir ou qualificar os responsáveis; e segundo, tentar uma maneira de reverter a decisão, claro se for possível. Por outro lado o prefeito precisa estar mais atento ao que acontece na sua administração. Tarefas burocráticas devem constar em um check list conferido por ele ou pessoa de confiança. O mesmo erro não pode acontecer de novo!

MP prende trator de Nova Olinda

Parece até brincadeira, mas é verdade! O promotor do Ministério Público do Estado do Ceará, Lucas Azevedo, apreendeu no último dia 30 de abril, um trator pertencente ao município de Nova Olinda que trabalhava em uma propriedade particular no sítio Serra da Ema, zona rural de Assaré. É isso mesmo, “um trator de Nova Olinda trabalhando para particular em Assaré”. Quando acreditamos já ter visto de tudo, eis que o prefeito Ronaldo Sampaio nos surpreende. O problema para ele e para o empresário que, vale salientar, foi preso em flagrante é que ambos devem responder por uso indevido de bem público. A atitude clientelista do prefeito para com o empresário deve ser punida com o rigor a deixar o exemplo para aqueles que ainda insistem na prática arcaica de fazer política.

Prisão em flagrante

Depois de ter recebido a denúncia do uso indevido do bem público, no caso do trator de Nova Olinda trabalhando em Assaré, o promotor Lucas Azevedo foi até a propriedade do empresário Anselmo Matias Neto, o Selmi, e o prendeu em flagrante. Junto com o empresário, foram levados a delegacia de Assaré o operador da máquina, Adilson Alves Mendes, e o auxiliar Moisés Araújo Cassimiro. Na operação o promotor contou com o apoio de três policiais militares. Na propriedade, a máquina doada recentemente pelo Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), fazia serviços de terraplanagem. O que mais chama a atenção e, até, revolta a população do município, após saber da notícia, é que existem demandas por reparos em estradas rurais que esperam para ser realizadas. Sem palavras!

Previdência suspensa em Santana do Cariri

A oposição de Santana do Cariri conseguiu mais uma vitória sobre a administração da prefeita Daniele Machado. Dessa vez, o Desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), Francisco Suenon Bastos Mota, concedeu liminar suspendendo os efeitos do projeto aprovado pela Câmara que criou o Regime de Previdência Próprio dos Servidores do Município. A oposição argumentou na ação que, mesmo com a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça, o projeto recebeu parecer desfavorável da Comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização Financeira. Na época, inconformada com a decisão que acabou arquivando a proposta, a prefeita reenviou o mesmo projeto e o aprovou a “toque de caixa”, sem analise das Comissões. A decisão do TJCE é válida até o julgamento do mérito. Mas, a oposição comemora!

Fórum de Gestão em Mauriti

Até pode parecer que o tema do II Fórum de Gestão de Mauriti, “Ética, Governança e Responsabilidade”, não esteja ligado aos constantes desmandos em municípios do Cariri, mas não deve ser encarado assim. O evento que se propôs a diagnosticar falhas administrativas e avaliar as ações executadas foi, na verdade, um momento de cobrança por mais empenho e dedicação do corpo administrativo. Durante 10 horas a administração se alto avaliou e procurou soluções para os problemas mais corriqueiros. A ação pode até passar em branco no conceito dos outros prefeitos do Cariri, mas com certeza, deve evitar que o prefeito Evanildo Simão, passe por constrangimentos administrativos como os que estamos vendo nos municípios de Farias Brito, Nova Olinda e Santana do Cariri. É exemplo a ser seguido!

Enquanto isso...

... Na Câmara de Mauriti, os vereadores aprovaram, em sessão extraordinária, projetos que concedem reajuste salarial e gratificação a professores, agentes de endemias e agentes de saúde. As matérias foram envidas pelo Poder Executivo, aprovadas pelo Legislativo e, agora, seguem para sanção do Prefeito Evanildo Simão (PT).

... Em Milagres, foi lançado na última semana, pela rádio comunitária Palmares FM, o Projeto “Espaço Jovem”. O programa semanal é apresentado por diretores e alunos de escolas públicas do município com a participação de convidados. Durante 1 hora, são abordados temas relacionados à educação, saúde e assistência social. Boa iniciativa!

... Em Caririaçu, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação realizaram a Semana de Saúde nas Escolas. A programação começou com atividades internas nas escolas e culminou com uma caminhada até a quadra Vilaécio Alves Clementino, onde foi realizada gincana. Foi mostrada a importância de uma vida saudável.

... Em Antonina do Norte, foi comemorado na última semana, os 56 anos de emancipação política do município. Na programação houve atividades cívicas e populares. Uma mini maratona, shows populares, corrida de jumento, teatro, ação social e Feira de Artesanatos, foram atrativos durante as comemorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário