sexta-feira, 16 de maio de 2014

Encontro Nacional de advogados marca inauguração do Centro Convenções do Cariri

O I Encontro Nacional dos Advogados do Sertão, evento realizado pela OAB Ceará, OAB Pernambuco e o Conselho Federal da entidade, marcou a inauguração do Centro de Convenções do Cariri Ministro Wilson Gonçalves, na noite dessa quinta-feira (15).

Estiveram presentes ao evento, advogados e presidentes de subseções de todo o Nordeste e parte do Brasil. O presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro, falou da importância do evento para o Ceará e do trabalho da entidade para estar presente onde o advogado está.

O presidente do Conselho Federal da OAB, advogado Marcus Vinícius Furtado, traçou um breve perfil histórico da entidade e sua atuação em setores da sociedade brasileira. Ele teceu, ainda, criticas a forma de arrecadação e distribuição do ICMS e a maneira como as regiões do sul e sudeste querem tratar politicamente o nordeste. Segundo ele, como se a região fosse inexpressiva.

Durante o evento, as Câmaras Municipais de Crato e Juazeiro do Norte, concederam os títulos de cidadão ao presidente da OAB Ceará, Valdetário Monteiro, e ao presidente do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado.

Antes da abertura do evento, o governador Cid Gomes, acompanhado de deputados, prefeitos e várias outras lideranças, inaugurou o Centro de Convenções. A solenidade foi rápida e não houve discursos. Estavam presentes os deputados estaduais Camilo Santana (PT), Sineval Roque (Pros), Ely Aguiar (PSDC), Mauro Filho (Pros), Miriam Sobreira (Pros), além do presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque (Pros).

Entre os deputados federais estiveram presentes José Guimarães (PT), Arnon Bezerra (PTB), Lula Morais (PCdoB) e José Airton (PT). Os prefeitos de Crato, Ronaldo Mattos (PMDB); Farias Brito, Vandevelder Francelino (PCdoB) e Samuel Freire (PT) de Assaré, também participaram da solenidade. Estiveram presentes ainda o presidente do BNB, Nelson Antônio, e a reitora da Universidade Regional do Cariri, Otonite Cortez.

O deputado estadual Camilo Santana, destacou o impulso que o Centro de Convenções dará em toda a região do Cariri. “Precisávamos a muito tempo de um espaço como esse. Me sinto parte dessa conquista, já que, fiz parte diretamente do governo até alguns meses atrás. Mas, a verdade é que essa é conquista de todos,” disse Camilo.

O presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque, destacou a o grande de obras entregues pelo governo Cid em seu governo. Falou sobre a inauguração de mais uma escola profissionalizante em Nova Olinda e ressaltando o compromisso constante com a educação e a cultura.

Em entrevista, ao final do evento, o governador destacou a importância do empreendimento para fomentar o turismo e os negócios da região. Sobre as questões políticas da sucessão estadual, o governador Cid observou que o nome que disputará o governo do Estado, com o seu apoio, sairá de um consenso entre os partidos aliados. Ele disse, ainda, que o nome será conhecido em breve, durante as convenções.

O deputado federal José Guimarães (PT), perguntado sobre o assunto, foi mais longe e disse que está firme na pretensão de ser candidato ao Senado. Sobre a disputa com o ex-senador Tarso Jereissati, seu possível adversário, ele disse que disputa com qualquer um e não tem medo de ninguém.

Durante a solenidade de abertura do Encontro de Advogados do Sertão, foram várias as manifestações artísticas como recital de poesia, cantoria de violeiros e a participação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário