domingo, 29 de junho de 2014

Eunício enfrenta o forte Camilo Santana na disputa estadual

Os caririenses Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB) devem polarizar a disputa para o governo do Estado nas eleições deste ano. Ao contrário de Eunício, comentado a mais de um ano, o nome de Camilo foi divulgado na última hora graças a um acordo fechado na tarde desse sábado, entre PT e Pros.

O ex-secretário das Cidades e deputado estadual, Camilo Santana, foi confirmado como candidato da coligação, comandada pelo governador Cid Gomes, para disputar o governo do Estado, em uma convenção conjunta entre o PT, PROS e PCdoB, na manhã deste domingo, 29 de junho, em Fortaleza.

Mesmo com a realização da Convenção entre os aliados, ainda, ficaram pendentes a indicação dos nomes que completarão a chapa para os cargos de vice-governador e Senador. Os nomes mais cotados são o deputado estadual Mauro Filho (Pros) para o Senado e uma indicação do PCdoB para a vice. No PCdoB a escolha está entre os nomes de Inácio Arruda e o deputado federal João Ananias. A chapa oficial deve ser divulgada segunda-feira, 30 de junho.

Já chapa de Eunício foi confirmada a presença do ex-governador Tasso Jereissati (PSDB). O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR), deve completar a chapa como vice-governador.

Durante a convenção dos aliados, Cid Gomes e Camilo Santana, entraram no Ginásio da Faculdade Ari de Sá, carregados pelos braços de apoiadores. No palco, correligionários aguardavam para dar início aos discursos. Ciro Gomes, secretário da Saúde do Ceará, iniciou as falas, enaltecendo a aliança política formada.

O deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do PT, referendou a escolha de Camilo e destacou a candidatura do PT como de grande importância também para a campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff. 

O governador Cid Gomes, listou todos os pré-candidatos do PROS ao Governo, como Izolda Cela, Mauro Filho, Domingos Filhos e Zezinho Albuquerque, agradecendo a compreensão e colaboração de cada um. Logo depois, deu início a um discurso pesado contra a oposição fazendo questão de colocar a chapa apresentada como a verdadeira apoiadora de Dilma Rousseff.

Na articulação de bastidores o nome de Camilo Santana larga como favorito graças a grande articulação de bastidores feita pelo próprio governador Cid Gomes. Além do apoio da cúpula do PT nacional, como Dilma e Lula, Camilo terá na sua base, já confirmados, cerca de 20 partidos e, segundo informações, mais de 140 prefeitos.

A gratidão de Camilo

Durante reunião da cúpula estadual do PT na noite desse sábado, em Fortaleza, Camilo Santana, agradeceu a confiança do governador Cid Gomes e, em especial, ao deputado federal José Guimarães, por abandonar a corrida ao Senado Federal para viabilizar sua candidatura ao governo. "Se tem alguém que merecia estar na chapa majoritária, pela sua história, pelo seu compromisso com o partido, não tenha dúvida que é você (Guimarães),” disse Camilo.

Camilo ressaltou ainda que Guimarães tem a cara do PT, a história do PT. “Quero aqui, pelo partido dizer da minha gratidão, a minha lealdade ao seu gesto, demonstrando o compromisso com o partido e com o projeto da presidenta Dilma," exaltou Camilo Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário