quinta-feira, 10 de março de 2016

Os fechadores de escolas no Cariri

Nos últimos meses um dos principais debates nas Prefeituras do Cariri foi o anúncio do fechamento de escolas. O município do Crato, apesar de anunciar, acabou recuando na decisão. O gestor teme o grande desgaste, motivado pela repercussão negativa.

O prefeito Ronaldo Mattos, faz o caminho inverso do ex-prefeito Samuel Araripe que fechou de 16 escolas na sua gestão. Samuel é o campeão de fechamento de escolas em todo o Cariri.

Em Juazeiro do Norte, a discussão ganha repercussão negativa, mas o prefeito Raimundo Macedo insiste em fechar mais de 10 escolas. O debate gira em torno da possibilidade de fechar cerca de 12 escolas.

Em Prefeituras de menor porte como Potengi e Farias Brito, a ameaça de desgaste não meteu medo nos prefeitos Samuel Alencar (Potengi) e Vandevelder Francelino (Farias Brito), ambos do PCdoB. Juntos, os comunistas autorizaram o fechamento de cerca de 20 escolas nas sedes e na zona rural.

Na avaliação dos gestores, as escolas davam prejuízo por terem poucos alunos. O repasse do Governo Federal é ‘per capto’ ao número de alunos em sala. Os governos, federal e municipal, passaram a ver a educação como um negócio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário