terça-feira, 9 de outubro de 2012

Base aliada conquista o maior número de prefeituras no Ceará


Os três maiores partidos da base aliada dos governos Dilma e Cid, no Ceará (PT, PSB e PMDB), conquistam juntos 89 das 184 prefeituras em disputa nas eleições municipais deste ano no Ceará. Os três partidos podem chegar a 91, já que, o PSB ainda tem duas decisões em julgamento. E a prefeitura de Fortaleza deverá ir para o PT ou PSB, que disputam o segundo turno.

O PSB conquistou 37 prefeituras, espera confirmação de mais dois resultados da justiça e ainda disputa a capital. O PT elegeu 30 prefeitos e ainda disputa Fortaleza. Já o PMDB fez 21 prefeituras. Os outros dois partidos com resultados expressivos são o PRB que conseguiu 14 prefeituras e o PSD que elegeu 27 prefeitos.

Fortaleza norteará a próxima disputa

O que mais se pergunta nos bastidores é se haverá disputa em 2014 entre os partidos da base aliada. Na verdade, ousaria dizer que essa decisão depende do resultado de Fortaleza. O PMDB, até agora, grande favorito a indicação do candidato do bloco, já sabe com que base de prefeito pode contar. Enquanto PSB e PT, ainda, sonham com o maior colégio eleitoral do estado.

No caso do PMDB, mesmo não entrando na disputa de Fortaleza, conseguiu se fortalecer com grandes colégios como Juazeiro do Norte e Crato, no Cariri. Já o PT conseguiu Sobral e Itapipoca; enquanto que o PSB terá ao seu lado Tianguá e Maranguape. O problema é que, somadas todas essas conquistas no interior, não alcançam o tamanho do colégio eleitoral de Fortaleza.

Mas, a grande questão é que, se o PT ganhar a capital, a tese de candidatura própria deve ganhar força dentro do partido. Já, o PSB vencendo, ou não, em Fortaleza deve seguir o rumo da indicação do PMDB. E, no caso de vitória do PT em Fortaleza, o rompimento no estado pode se tornar uma realidade. É claro que antes, a prefeita Luizianne deve enfrentar a força do deputado Guimarães que, ao que parece, defende a continuação da aliança.

O rumo de PRB e PSD

Os outros dois partidos mais fortes nas eleições municipais, PSD e PRB, ainda são uma incógnita e sua decisão deve esperar por uma definição do quadro nacional. Hoje o PRB é da base do governo, mas existem muitos tensionamentos por parte do PMDB e PSB, por candidaturas próprias ao Planalto. E isso, pode mudar o rumo de muitos partidos, hoje da base.

No caso do PSD, que surgiu como alternativa ao desgaste de DEM e PSDB, tem ensaiado uma aproximação com o governo, mas acredita-se que possa ficar dividido se houver uma nova configuração nacional, ou se for confirmada a candidatura de Aécio Neves pelo PSDB.

Certo mesmo é que no Ceará, a decisão da continuação, ou não, da aliança que elegeu e reelegeu Cid e quase baniu o PSDB e o DEM do Ceará, depende da derrota do PT em Fortaleza. O enfraquecimento de Luizianne deve conduzir o PT ao apoio a tese do governador Cid Gomes. Mas, nada está definido. E, como sempre, estaremos atentos às especulações de bastidores. Que venha o segundo turno e suas definições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário