terça-feira, 23 de outubro de 2012

Prefeito eleito do Crato se reúne com Reitora da URCA para debater parcerias


O prefeito eleito do Crato, Ronaldo Matos (PMDB), esteve reunido na última semana, com a Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez. Além da Reitora participaram do encontro no Gabinete da Reitoria, o Vice-Reitor Patrício Melo, Pró-Reitores e o vereador eleito Luiz Carlos.

A Reitora fez uma breve apresentação da Universidade e seus projetos, mostrando sua importância para a cidade do Crato nos aspectos econômico, social e educacional. Para a Reitora, as parcerias da Universidade com o Município devem acontecer através do desenvolvimento de projetos.

A Reitora destacou, ainda, as políticas relacionadas à educação básica, no que diz respeito à inserção da URCA, com a maioria dos seus cursos voltados para licenciaturas; além de apresentar o projeto Geopark Araripe.

O prefeito eleito se dispôs a caminhar junto com a Universidade na parceria dos projetos e para outras realizações. O encontro durou cerca de 2 (duas) horas e aconteceu no gabinete da Reitoria.

(informações da assessoria de imprensa da URCA)

No caminho certo

Na verdade, o desenvolvimento de uma região, para ser bem sucedido, um dos caminhos mais eficazes é ser planejado em parceria com a classe acadêmica. É na Universidade que deve nascer as melhores ideias (projeto) para que tenhamos um desenvolvimento sustentável e condizente com as condições e demandas da população da região.

Apresentar as possibilidades da Universidade ao gestor, recém-eleito, é uma demonstração de interesse nas parcerias e disposição de contribuir com o desenvolvimento da cidade. A conversa entre a Reitora Otonite Cortez é o primeiro passo para que o Crato tenha, realmente, um desenvolvimento de fato, pensado dentro de parâmetros científicos.

Agora, o que esperamos que, também, tenha sido conversada a contribuição da prefeitura do Crato para o fortalecimento da URCA, enquanto vetor do desenvolvimento do município. O fortalecimento da educação superior, seja ela pública ou privada, tem se configurado como uma grande mola propulsora da economia, além de impulsionar a valorização social e educacional.

A URCA é a mais respeitada instituição educacional do Cariri e o Crato deve valorizar e lutar para que seu raio de ação seja ampliado, seja com mais cursos, seja atendendo a mais municípios, atraindo cada vez mais estudantes dispostos a se inserir na discussão desse desenvolvimento, principalmente, intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário