quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Barbalhenses falam sobre as expectativas para o novo mandato de Zé Leite


Dando sequência a Série de matérias sobre a expectativa da população caririense em relação aos próximos quatro anos de administrações municipais, a reportagem do Site Miséria desta vez esteve em Barbalha. O município foi o único do triângulo Crajubar a reeleger seu prefeito. Zé Leite (PT) continuará no cargo por mais um mandato.

O reflexo das urnas está ligado diretamente na expectativa dos barbalhenses, que esperam pela continuidade do que vem sendo desenvolvido, além de algumas melhorias. Para o próximo quadriênio os desejos são dos mais variados e vão, desde melhorias no espaço reservado à feira pública, à formalização e padronização da categoria de moto taxistas. A construção de novos espaços para a prática esportiva e lazer, além de melhorias na rede pública de ensino, também, foram citados.

Vejamos todos os temas perguntados:

EDUCAÇÃO

A reportagem visitou a escola Joaquim Duarte Granjeiro, situada no centro da cidade. A escola atende a uma demanda de 263 alunos do 1º ao 5º anos e já mudou de local diversas vezes.  Hoje funciona em prédio alugado.

“O que mais gostaríamos era ter sede própria. Quando se tem o espaço necessário, a educação se desenvolve da melhor forma possível”, disse a professora Rejane Maria Landim. Outros professores entrevistados esperam, ainda, a ampliação dos atuais espaços para atividades esportivas e de lazer, mais cursos de informática, entre outros.

ZONA RURAL

Segundo a senhora Lucimar de Macedo, moradora do Sítio Boa Vista, a prefeitura deve dar maior atenção à zona rural: “Eu queria que ele (prefeito) olhasse mais por nós, porque, na gestão passada, ele não fez nada pelos sítios. Nem na campanha ele andou aqui.” Ela se queixa, ainda, de que a localidade sofre com a ausência de uma escola, além de médicos que atendam com frequência no posto de saúde. "No posto não vai médico de jeito nenhum," explicou.

COMÉRCIO FORMAL

Os comerciantes cobram melhorias no tratamento do esgoto e limpeza das ruas do centro. Eles acreditam que isso aumentaria o fluxo de pessoas, já que, hoje, as pessoas se sentem repugnadas com o mau-cheiro. Além disso, o acesso para os clientes do comércio é prejudicado pela falta de espaço nas ruas de grande atividade comercial.

Por outro lado a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barbalha, Suzete Luna, elogiou a parceria dos governos no município. "Espero que a próxima gestão seja uma continuidade dos primeiros quatro anos. Barbalha teve um grande impulso com as parcerias dos governos federal, estadual e municipal. Agora, o comerciante espera uma parceria maior entre o setor público e privado. Isso tem acontecido, mas o CDL espera um fortalecimento maior", afirmou Suzete Luna, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Barbalha.

COMÉRCIO INFORMAL

A feira pública da cidade sofreu alterações a partir da construção de um espaço para revenda de hortaliças que, segundo os feirantes, precisa ter a sua coberta ampliada. “Falta concluir a construção. À tarde, depois das 3h00, não se consegue ficar aqui por conta do sol,” explicou a senhora Maria do Socorro da Silva, feirante há 23 anos. Segundo Dona Socorro, a construção do espaço próprio para a feira "favoreceu o aumento das vendas, além da higiene que melhorou bastante".

MOTOTAXISTAS

Trabalhando sem regulamentação, os mototaxistas barbalhenses erguem a bandeira pela organização da profissão. Diversas reuniões foram realizadas, além de manifestações nas ruas buscando resolver o impasse entre mototaxistas e prefeitura. “Apesar do Governo do Estado ter viabilizado um curso de condutores e ter formado 26 profissionais, a administração desconhece. Ou seja, o Estado reconhece, mas o município desconhece e faz de conta que nada está acontecendo. Juazeiro e Crato tiveram interesse e reconheceram a categoria. Mas aqui não existe esse interesse”, lamentou o mototaxista Erivan Raimundo.

SAÚDE

Na saúde, Barbalha ganha destaque na Região pelo investimento obtido através do Sistema Único de Saúde (SUS). O município possui centros de referência em cardiologia, oncologia e neurocirurgia. O enfermeiro Thiago Santana torce para que os investimentos feitos e o acompanhamento da gestão municipal não cessem. "Espero que continue o progresso na saúde, através de medicamentos, recursos e equipamentos. O prefeito foi reeleito porque ele mostrou que fez. Acredito que dar continuidade ao que vem sendo feito, já é de bom agrado para a população. Mas sempre necessitamos de material humana, principalmente, pelo aumento da demanda," explicou.

ESPORTE E LAZER

O Estádio Municipal, há dois anos, espera pela liberação do Ministério Público para receber jogos oficiais. Isso levou a equipe profissional da cidade, mandar seus jogos da segunda divisão do campeonato Cearense em Juazeiro do Norte. A regularização da praça esportiva é a maior reivindicação dos desportistas barbalhenses quanto ao futebol.

Na escola Governador Adauto Bezerra, um grupo de alunos reclama da falta de diversidade para a prática esportiva e de lazer. Os alunos disseram esperar por mais opções. Segundo eles, faltam novas quadras e é preciso melhorar a estrutura das existentes.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A população de Barbalha sofre com problemas de abastecimento de água. Durante alguns dias não há fornecimento aos moradores de localidades como o bairro do Rosário. Em outros dias, o abastecimento é racionado. "Nós já pedimos a ele (prefeito) que melhore o abastecimento de água," disse Francisca Meyre, moradora do bairro.

MORADIA POPULAR

"Em moro em casa alugada. Existe um projeto para a construção de casas populares, mas não sei como anda. Fiz até o cadastro, mas até agora nada foi feito", reclamou Antônio José. Segundo informações, 1.000 (mil) famílias foram cadastradas em programas de moradia popular, mas até agora não receberam, sequer, respostas.

CULTURA

Durante o mês de junho a cidade recebe um grande número de turistas. Há um aumento de até três vezes o número de habitantes. É a Festa do Pau da Bandeira. Para a jovem Rita de Cássia, "a prefeitura deveria promover mais ações para trazer mais pessoas para a festa. Precisa, também, realizar outras atividades que favoreçam a cultura na cidade, como teatro e cinema".

Nenhum comentário:

Postar um comentário