domingo, 25 de novembro de 2012

Surgem os primeiros nomes de secretários em Caririaçu


O município de Caririaçu aguarda com expectativa a divulgação dos nomes que comporão o secretariado local. Até agora, o prefeito eleito João Marcos (PMDB), ainda não falou sobre as indicações. Segundo informação, ele está de férias no litoral Alagoano.

Na cidade a coisa é diferente, e baseado em comentários de assessores e correligionários alguns nomes começam a ganhar força. Segundo especulações, alguns desses são dados como definitivos e outros estão bem cotados.

Entre os mais cotados estão o empresário do ramo farmacêutico, Marcov, para a Secretária da Saúde; a vereadora reeleita, Onásses Viana, para a Educação; o Capitão Vantuil Matias, deve assumir a Segurança Pública; o suplente de vereador Professor Eudes e Aron Paiva, ex-funcionário público, estão cotados para o Esporte; e a ex-vereadora, Adriana Calixto, deve assumir a pasta da Administração.

Apesar das informações ganharem corpo na imprensa local, as definições devem ser divulgadas no mês de dezembro. Sobre a estrutura administrativa, a assessoria já anuncia a criação de cinco novas secretarias. Esporte, Indústria e Comercio, Cultura, Segurança Pública e Saneamento Básico, serão as novidades no organograma administrativo do município.

Nada como antes

Nada como assumir um cargo de poder pela primeira vez. É tudo uma maravilha. O problema é que logo-logo o novo administrador cai na real e vê que era preciso conter gastos, não aumentá-los. Em Caririaçu vamos ver algo semelhante a isso. Está sendo anunciada a criação de cinco novas secretarias. Novas secretarias quer dizer mais gastos. E falo de estrutura completa, com quadro de funcionários e espaços físicos.

Nada como imaginar que tem dinheiro a vontade. O problema é que não tem. Acabamos de ver os atuais prefeitos reclamarem e, até, fazerem greve, pedindo o fim da redução do FPM e outras contribuições. E, o pior é que, quando o novo prefeito perceber o que fez, será tarde demais e terá uma enormidade de gente para sustentar. E, vale salientar, para retroceder e extinguir os novos postos é desgaste certo. É bom ressaltar que somos lembrados pelo fazemos de bom ou ruim. Extinguir secretaria faz alguém ser lembrado negativamente. Deixar de criar secretarias não dará noticiário.

Mas, nada como um governo aperreado, sem dinheiro e comprometido, além do que permite a lei de responsabilidade fiscal, para que o novo gestor ganhe experiência pelo lado mais duro, o da falta de planejamento.

É claro que tudo pode ficar resolvido se o prefeito eleito aproveitar o embalo da convocação dos concursados, anunciada pelo atual prefeito Edilson Leite, e os encaixar nessas novas estruturas. O problema é que nem todos foram seus apoiadores e, isso, significa ganho político zero.

Ou seja, nada como um dia atrás do outro para o eleitor perceber se errou ou se acertou no voto. Vamos esperar pra ver o que acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário