sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Prefeita eleita de Tarrafas pode perder o mandato por abuso de poder econômico na campanha


A prefeita eleita de Tarrafas, Lucineide Batista de Oliveira, a Lucinha (PSB), pode ter seu registro eleitoral cassado com base na Lei 9.504/97 art: 41A. O pedido de cassação foi feito pela coligação “Unidos, por uma Tarrafas melhor” que teve a frente o petista José Alcântara de Araujo Neto, o Neto. A coligação acusa a candidata da prefeita Teca Lopes, de abuso de poder econômico e capitação ilícita de sufrágio.

Segundo a ação, a candidata do PSB, teria distribuído materiais de construção por várias comunidades em troca de votos. A denuncia foi acatada pelo juiz da 18ª Zona Eleitoral de Assaré, José Mauro Lima Feitosa, que expediu mandado de busca e apreensão nas casas de materiais de construção da cidade, suspeitos da venda. O mandado foi cumprido pela Polícia Federal e encontrou mais de 120 vales assinados pela própria prefeita e secretários.

O processo segue tramitando na justiça eleitoral, onde a candidata já foi citada para fazer sua defesa, provavelmente, na segunda quinzena deste mês de novembro. Logo após a defesa, deve acontecer a audiência para a ação de investigação.

Situação difícil

É muito delicada a situação da prefeita eleita Lucinha. A denuncia está muito bem fundamentada e as provas são muitas e bem evidentes. E, caso, condenada, deve cair a chapa toda, incluindo o vice Francisco Alves. E, como Lucinha não teve a maioria absoluta dos votos, o candidato do PT deve assumir a prefeitura.

No processo, são dezenas de fotos mostrando o material sendo transportados e em frente as casas, onde sempre estão os cartazes da prefeita eleita. Na verdade, a distribuição do material entre os eleitores pode ter feito a diferença na eleição. Lucinha ganhou o pleito com uma diferença de apenas 37 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário