quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Corrupção é o pior problema dos municípios, diz enquete



Enquete realizada com internautas do portal UOL/Folha de São Paulo, perguntou aos brasileiros quais os piores problemas dentro das administrações municipais do país. A pesquisa, denominada Avalie sua Cidade aponta que a corrupção é considerada como o pior problema nas administrações municipais, à frente de saúde e emprego.

Mais de 5 mil municípios do país, que elegem prefeitos, foram compreendidos pela pesquisa. O item corrupção foi registrado como o principal problema em 295 cidades. Em seguida veio o item saúde, destacado por internautas de 143 municípios.

Segundo cientistas políticos, o resultado parcial da pesquisa reflete o sentimento da população que passa a enxergar na corrupção o centro dos problemas e a má qualidade dos serviços públicos prestados pelos municípios na maioria das cidades brasileiras.



Surpreendente e animador

Esse é um resultado que, de certa forma, surpreende com relação ao destaque da corrupção. Mas, é importante resaltar que nesse tipo de pesquisa não se tem uma amostragem bem dividida entre classes sociais e diferenças entre gerações. Se analisarmos o público que participa desse tipo de sondagem, eles são, geralmente, classe média e média alta que tem acesso a informação digital e, também, discernimento para responder a questionamentos dessa natureza.

Acredito, claro sem base cientifica, que esse público deva ficar, na sua maioria, entre pessoas com idade de 18 a 45 anos, com ou em processo de formação de nível superior, ou seja, com diploma universitário. E aí, esse público, tem realmente um nível de conscientização maior. O que, não deixa de ser animador.

Quando essas pesquisas têm por metodologia vir ao público, ponderando a diferença entre eles, o item saúde, educação e emprego, geralmente, saem na frente dos outros; e isso é explicável. Quando se tem menos discernimento do que acontece na sociedade de forma contextualizada, tendemos a destacar como ruim, o que nos aflige imediatamente. O que está mais visível. Nesse caso, nem sempre, conseguimos enxergar as causas do problema.

Mas, os internautas, pertencentes a um público especifico ou não, estão corretos. A corrupção nos leva cerca de R$ 80 bilhões por ano. Todo esse dinheiro poderia ser investido na saúde, educação, lazer, infraestrutura... mas, finda se perdendo pelas mão de políticos corruptos. Somos a quinta economia do mundo e no, entanto, muitos ainda são os que não têm acesso ao básico como água e três refeições ao dia. Isso sem falar que a cada mil brasileiros que iniciam o ensino básico, apenas 120 terminam o ensino médio.

Dinheiro nós temos, o que falta é compromisso e seriedade na hora da distribuição e aplicação. Há pouco dias, vi a imagem de uma jovem, durante um movimento anticorrupção, com um cartaz que dizia o seguinte: “Um povo que elege corruptos não é vítima é cúmplice.” É claro que não concordo com o todo da frase, mas ela nos faz refletir com intensidade sobre o problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário