quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Pesquisa: Moroni ainda lidera, mas Roberto Claudio e Elmano diminuem diferença


A Pesquisa O Povo/Datafolha, divulgada hoje, quarta-feira (12), confirma a liderança do candidato do DEM, Moroni Torgam, com leve queda, mas ainda liderando a corrida eleitoral de Fortaleza com 22% das intenções de votos.

Segundo a pesquisa, quem se aproximou da liderança foram os candidatos do PSB, Roberto Cláudio, com 17% das intenções, e o petista Elmano de Freitas, com 16%. Também apresenta crescimento, o candidato do PDT, Heitor Férrer, com 14%, e Renato Roseno (PSol), com 8%.

Pelos números divulgados, quem mais se distanciou da disputa foi o candidato do PCdoB, Inácio Arruda, que obteve apenas 6%, seguido de Marcos Cals, com 3%. Os outros candidatos não alcançaram 1% das intenções. Entre os entrevistados, 8% não souberam opinar e 5% declararam voto em branco.

A pesquisa foi realizada nos dias 10 e 11 deste mês, foram ouvidos 831 eleitores e a margem de erros é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Pesquisa liberada

O detalhe da pesquisa é que o TRE acatou pedido do Instituto Datafolha e liberou a divulgação da pesquisa. É interessante ressaltar que o DataFolha não apresentou simulação de segundo turno. Os candidatos Inácio Arruda (PCdoB) e Renato Roseno (PSOL) apresentaram pedidos ao Judiciário para que as pesquisas não fossem divulgadas. Com certeza, o pedido foi motivado pelo fraco desempenho, principalmente, do candidato do PCdoB.

Outro fato que chama a atenção é que parte da imprensa da capital anunciou empate técnico entre Moroni e Roberto Cláudio, o que, não acontece na prática. Para isso acontecer seria necessário que o DataFolha errasse para menos com Moroni e para mais com Roberto Cláudio. Seria muita coincidência, já que, se tratando de possibilidades, o mesmo poderia acontecer ao contrario e a diferença ficar ainda maior.

Agora, com foco nos resultados é impressionante a queda do comunista Inácio Arruda. Ele já esteve empatado com Moroni, na primeira pesquisa, ainda na pré-campanha, e hoje amarga o sexto lugar com apenas 6%. Chaga a ser melancólico o desempenho.

No outro lado está tudo dentro da previsão. Elmano e Roberto Cláudio continuam disputando cabeça a cabeça e, já começam ameaçar a liderança de Moroni, que caiu mais dois pontos. A surpresa vem do candidato do PDT, Heitor Férrer, que com seus 14%, entra de vez na briga pelo segundo turno.

Na espontânea, a disputa fica ainda maior. A distância entre Moroni, primeiro colocado, e Heitor, quarto colocado, é de apenas 4%. Mas, o que tem alterado muito pouco é a taxa de rejeição. Moroni continua com seus 36%, seguido de Inácio e Roberto Cláudio, com 26%, e Elmano com 25%. Heitor continua bem nesse quesito com apenas 10%.

Mas, certo mesmo, dessa pesquisa é que Inácio sai, definitivamente, da disputa. Heitor entra na disputa e Moroni está cada vez mais ameaçado pelos rolos compressores de Cid e Luizianne. E pelo desenho do quadro muitas surpresas podem acontecer na disputa da capital. Vamos esperar para ver o que acontece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário