terça-feira, 25 de setembro de 2012

Polícia Federal intensifica investigação sobre compra de votos em Crato e Juazeiro


Acionada pelo Ministério público, a Polícia Federal têm investigado várias denuncias de compra de votos nos municípios do Cariri, com maior intensidade em Crato e Juazeiro do Norte. As denuncias, geralmente, feitas pela população chegam através da Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Procuradoria Regional Eleitoral. As denuncias são compiladas pelas zonas eleitorais que, ainda, não sabem informar um número preciso.

No Juazeiro, são investigados casos de candidatos a vereador que estariam comprando votos a R$ 50,00 e copiando originais de títulos como garantia de cumprimento do acordo de compra.

Em Crato, na manhã de ontem, segunda-feira, a Polícia Federal investigou no Posto de Saúde da “Grota”, denuncias de que estariam sendo distribuídos remédios junto com material de campanha de candidatos a vereador. Foram convidados para dar esclarecimentos funcionários e militantes dos candidatos, além do material que apreendido.

Para o promotor eleitoral, Carlos Felix, a atitude de denunciar, por parte da população é muito positiva. Mas, é preciso tomar cuidado com as denuncias falsas. “Às vezes as denuncias vêm com o objetivo de desviar o foco de outra investigação. A ideia de quem faz a denúncia falsa é levar a polícia para bem longe de onde realmente acontece o crime eleitoral,” disse Carlos Felix.

A Polícia Federal e o Ministério Público garantem que as investigações vão continuar a todo vapor até o dia da eleição.

Coibir é preciso

É preciso que as autoridades continuem fazendo o seu papel de coibir essas práticas que degradam a nossa sociedade. Mas, em conversa com o promotor Carlos Felix, o ele destacou algo que é, realmente, pertinente. Felix confidenciou ser contra o voto obrigatório e que a responsabilidade de coibir essa prática não pode ser apenas da justiça e sim de toda a sociedade. Para ele, é preciso que ensinemos nossos filhos a serem cidadãos.

Na verdade, o ideal é que a população tivesse a consciência de que voto não é obrigação, é conquista; e que voto não preço, tem consequência. Tudo depende do voto. Quando escolhemos um mau político sentiremos, como consequência, a falta de benefícios básicos como saúde e educação de qualidade. E depois não resolve denunciar a falta de médicos nos hospitais e escolas sem professores e/ou merenda. Os políticos eleitos com a compra de votos não podem gastar com essas coisas, porque precisam pagar as contas milionárias das campanhas.

A justiça tem feito sua parte e, nós da imprensa somos testemunha. Mas, o contingente é pouco, o que, a deixa sem perna para acompanhar todos os casos. E aí, concordo com Dr. Felix quando ele diz que a sociedade também é responsável. É preciso que aquele mais esclarecido, ao ver práticas de compra de votos, vá até o eleitor vendido e o conscientize, a final, todos nós sofreremos a consequência desse voto comprado.

Essas atitudes podem, até, não mudar essa realidade cruel, mas, com certeza, será o início de uma era na política brasileira. É preciso ir a luta por uma democracia forte e sem vícios. O caminho é longo, mas precisamos começar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário