segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mesmo indeferido, Iteildo resiste em Antonina


O ex-prefeito e candidato para as eleições de outubro próximo, Iteildo Roque (PR), mesmo com candidatura impugnada, resiste a indicar um substituto para a chapa que tem como candidato a vice Eron Matos (PP).

Iteildo teve seu registro de candidatura negado em primeiro grau. O pedido, feito pelo promotor eleitoral da 18ª Zona Eleitoral, foi baseado na desaprovação das contas de gestão, pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), da época em foi prefeito.

A decisão do relator, juiz João Luis Nogueira Matias, foi acompanhada pelo juiz Manoel Castelo Branco Camurça, que ressalvou que a responsabilidade pelas contas de gestão é da Câmara Legislativa Municipal, mas que, a decisão de indeferimento será mantida até a manifestação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A decisão repercute diretamente na chapa majoritária e corre no TSE desde o dia 1° de setembro, com atualização no último dia 22.

Risco desnecessário

O detalhe é que o ex-prefeito Iteildo Roque é irmão do deputado estadual e candidato a prefeito do Crato, Sineval Roque que, vale salientar, apoia o atual prefeito Antonio Filho. Ou seja, a família Roque não anda muito unida na política de Antonina do Norte.

Agora, no resumo dessa opera o que fica é o fato de Iteildo estar colocando em risco o curso natural da chapa na disputa. O processo está no TSE e, se nos basearmos pelas últimas decisões do Tribunal Superior Eleitoral, veremos que a Corte tem acompanhado as decisões de primeira instancia.

Além disso, a teimosia de Iteildo acaba gerando dois problemas para a chapa. O primeiro é o prazo de substituição que deve acabar, é bom lembrar, no fim desta semana. E esse problema acaba acarretando outro que, é o pouco tempo para dar publicidade ao novo nome. Ou seja, quanto mais o tempo passa, mais delicado fica a situação da chapa para a disputa.

Iteildo pode reverter a situação no TSE, mas, também, pode ter sua impugnação confirmada. E isso, misturado ao pouco tempo que resta, pode deixar a disputa nas mãos do atual prefeito e candidato a reeleição Antônio Filho.

Iteildo, só não pode reclamar de exemplos dados por políticos mais experientes que passam pelo mesmo problema e já resolveram a situação. Veja-se: Titico em Potengi, que deve colocar a mulher Alizandra Gomes; Perboyre em Saboeiro, que colocou a filha Natália e, ainda, Evanderto em Assaré que já trocou o vice. Eles não quiseram dar sopa para o azar e já substituíram os nomes com problemas, na maioria dos casos, por pessoas bem próximas. É ver e aprender!

É claro que, os problemas não acabarão com a decisão de sair da cabeça da chapa. Na impossibilidade de concorrer, Iteido enfrentará outro problema. Sua base que, hoje, está unida em torno do seu nome, não aceita que o nome da sua esposa, Claudia Roque. Por outro lado, o atual candidato a vice-prefeito, Eron Matos, acredita ser o nome natural para a substituição.

E para complicar ainda mais, o PMDB, que disputou as últimas eleições com Joaquim Arrais, também, quer a indicação. Ou seja, caso não seja candidato, Iteildo poderá ver sua base dividida. Agora é melhor enfrentar as questões internas, que continuar com o desconforto de dar continuidade a sua postulação, com a previsão dos resultados desanimadores produzidos no TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário