segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Jovens pedem basta a corrupção em Juazeiro


Um grupo de jovens de Juazeiro do Norte e região foram às ruas na tarde da sexta-feira(07), para pedir basta a corrupção. O movimento aconteceu simultaneamente em 60 cidades do Brasil e foi articulado através das redes sociais.

No Ceará, a cidade de Juazeiro foi a única a aderir ao movimento. Cerca de 150 jovens saíram de frente do Cirão e foram em caminhada até a Praça do Giradouro. Cartazes e palavras de ordem fizeram parte da caminhada.

Para o coordenador do movimento, Gabriel Machado, é preciso alertar a sociedade para o mal causado pela corrupção. “Poderíamos economizar cerca de R$ 80 bilhões por ano, se não houvesse corrupção. Então não podemos ficar apenas olhando essa situação. Temos que fazer alguma coisa,” disse Gabriel.

Entre as reivindicações do movimento está o fim do fórum privilegiado e fazer com a corrupção deixe de ser crime hediondo.

O futuro preocupado

Acredito que a última parte da frase do coordenador do movimento, o jovem Gabriel, “Temos que fazer alguma coisa,” dá o rumo do pensamento coletivo dos que estiveram ali. Para que tenhamos uma perspectiva de futuro é importante, termos antes, uma juventude consciente das suas responsabilidades, não apenas dos seus direitos.

O movimento, realizado em apenas 60 cidades do Brasil, reivindica duas coisas importantes: o fim do fórum privilegiado e a mudança da qualificação da corrupção como crime hediondo. Mas, eu incluiria aí outras reivindicações como: limite de reeleições aos cargos do parlamento, como vereadores, deputados e senadores. Além do voto distrital e financiamento público de campanha.

Essas medidas podem, até, não acabar com a corrupção, mas, com certeza, vai diminuir tanto os atos de corrupção como também as tentativas de perpetuação no poder. A política tem que deixar de ser uma profissão, e ser uma prestação de serviço a sociedade.

Esperamos que o movimento que pediu Basta a Corrupção seja muito mais que um pedido a sociedade. Esperamos que ele seja o início de uma mudança de atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário