sábado, 15 de setembro de 2012

Debate no Crato termina antes do previsto


O terceiro debate realizado nesta sexta-feira (14), a partir das 15h00, com os candidatos a prefeito do Crato, no Palácio do Comercio foi encerrado antes do previsto. Planejado para quatro blocos, o debate foi encerrado ainda durante o segundo bloco devido a insistente manifestação das militâncias partidárias durante a fala dos candidatos.

Antes do encerramento foi feita uma suspensão para tentar acalmar os ânimos e fazer com que os coordenadores se comprometessem a “segurar” os militantes que lotavam o auditório. A tentativa causou grande confusão e acabou não surtindo efeito. Foi geral a opinião de que todo o desconforto foi gerado após a liberação, pela coordenação, da entrada livre ao interior do auditório. Cada candidato teve acesso a 17 credenciais, o que, acabou não sendo exigido na entrada.

Após o encerramento prematuro do debate, os candidatos fizeram avaliações sobre o acontecido. O petista Marcos Cunha destacou a metodologia diferente, mas lamentou a atitude das pessoas presentes. Ele disse ainda que em todo debate existe a critica e que isso é legitimo e democrático, mas nunca pode ser de forma agressiva e pessoal. “A responsabilidade do candidato é muito grande e num espaço como aquele, poderia ter acontecido uma tragédia, o que, felizmente não aconteceu,” disse.

O candidato do PSB, Sineval Roque, exemplificou os dois primeiros debates como sendo um espaço que teve as regras respeitadas pelas coordenações e candidatos. “Nós cumprimos as regras e trouxemos apenas 17 pessoas, mas se soubéssemos que o critério não seria obdecido, teríamos trazido nossa militância,” disse.

Para Cícero França, candidato do PV, o grande número de militantes presentes acabou fugindo ao controle dos candidatos. “As manifestações mais agressivas, infelizmente, impossibilitou que o mediador continuasse,” disse.

O candidato do PMDB, Ronaldo Matos, não falou sobre o encerramento prematuro e pediu desculpas ao povo do Crato por não ter comparecido, por motivo de força maior, aos primeiros debates. Ronaldo avaliou o debate como positivo, pela discussão do meio ambiente. “O Crato tem que mudar essa face na preservação do meio ambiente. Temos que acabar com o lixão a céu aberto e criar cooperativas para gerar renda,” disse.

O debate foi coordenado pelo radialista e ambientalista Ed Alencar, mediado pelo radialista e advogado Lucion Oliveira e antecedido por minipalestras dos técnicos William Brito, Nivaldo Soares e Iarley Brito, que ao final de suas falas deixaram questionamentos aos candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário