quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Juazeiro: Disputa pela presidência da Câmara ganha novos contornos


A cada dia a disputa pela presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte ganha mais importância. Mesmo com a permanência dos nomes de Zé de Amélia Júnior e Gledson Bezerra na disputa, a configuração dos grupos parece ter mudado. Mantiveram-se os dois nomes, mas surgiu um novo grupo.

Segundo informações de bastidores, o novo grupo não defende nenhum dos nomes e se organizou para ter mais força no debate. O grupo é formado basicamente de vereadores eleitos pela coligação derrotada nas eleições, que teve a frente o atual prefeito Manoel Santana (PT).

Com a nova configuração saem enfraquecidos os dois grupos já existentes, mas o prejuízo foi maior para Zé de Amélia que teria caído de sete apoios para cinco. Os vereadores que compões o novo grupo dizem que as possibilidades de lançarem um nome são mínimas, mas têm algumas restrições a nomes já sugeridos pelos grupos que disputam diretamente.

Como ficaram os grupos

Raimundo Macedo: Preto Macedo (PMDB), Capitão Vieira (PTN), Bertran Rocha (PTdoB), Mara Torres (PPS), Nivaldo Cabral (DEM), Rita Monteiro (PTdoB), Zé Ivan Leiteiro (PTdoB), Gledson Bezerra (PTB) e Tarso Magno (PR). E a tendência de fechamento com Didi de Amarílio (PPS).

Zé de Amélia: Darlan Lobo (PMDB), Ronnas Motos (PMDB), Adauto Araújo (PSC) e Sargento Firmino (PRP).

Independentes: Antônio de Lunga (PSC), Cledmilson (PSD), Claudionor Mota (PMN), Dante Benedito (PMN), João Borges (PRTB) e Cláudio Luz (PT).

A tendência do novo grupo

Ao que tudo indica os cinco vereadores que compõem essa terceira via, devem votar em bloco. Ou seja, sua participação em qualquer um dos grupos passou a ser fundamental na disputa. Claro que dentro do grupo tem vereadores que defendem exclusão total dos nomes de Zé de Amélia e Preto Macedo. Mas, como o grupo promete votar em bloco, essa posição pode ser vencida internamente.

Mas, após a definição do posicionamento do novo grupo e dependendo para onde ele irá, quem pode ficar supervalorizada e Didi de Amarílio. Hoje, a vereadora eleita tem uma tendência a fechar com Raimundão, mas, ainda, e apenas uma tendência. Se ela for esperta, espera mais um pouco. No caso do novo grupo fechar com Zé de Amélia, por exemplo, Didi passa a ser o voto decisivo, já que, a disputa ficaria dez a dez.

As articulações de bastidores

O atual presidente da Câmara e candidato a reeleição, Zé de Amélia, teria procurado o prefeito Manoel Santana para pedir sua intervenção em seu favor junto ao grupo. O resultado da conversa ainda é segredo. Mas, Zé de Amélia tem ligado para alguns dos vereadores independentes, o que, deixa claro que pode não ter obtido sucesso na conversa com Santana.

Pelo lado de Raimundo Macedo, quem continua conversando é seu filho, o empresário Mauro Macedo. Ele estaria conversando individualmente com cada um dos vereadores, mas, no caso do novo grupo, teria ouvido que os vereadores só conversam com a presença de todos.

As conclusões

Zé de Amélia já se acostumou ao poder e vai fazer de tudo para permanecer como presidente do legislativo mais importante do interior do Ceará. E para isso, tem experiência e conhece bem seus colegas de Câmara.

Raimundo Macedo, não menos experiente, sabe que perder a presidência da Câmara pode deixá-lo sem segurança para aprovar seus projetos e governar com tranquilidade. Hoje, Raimundo Macedo tem a maioria e pode, com um mínimo de bom censo, ao abrir mão de indicar o irmão (Preto Macedo), fazer o presidente.

Agora, a verdade, é que nada está definido. Mesmo com possibilidades mínimas, Zé de Amélia continua vivo na disputa. Veja-se o seu poder de articulação ao atrair para seu lado dois vereadores do PMDB (Ronnas e Darlan) de Raimundo Macedo. Ou seja, ele pode surpreender como já fez em outras vezes.

Um comentário:

  1. Olá, Madson. Sem dúvida que a criação de um perfil seu no Facebook com esses temas políticos seria sucesso absoluto e imediato. Aguardo.


    Wagner Cunha.

    ResponderExcluir