quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Pesquisas revelam que Brasileiro confia mais em STF do que no Congresso


Pesquisa Ibope revela que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem uma referência maior de confiança entre a população em comparação com o Congresso Nacional. O STF é preferido por 54 numa escala que vai a 100. O Congresso chega apenas a 35.

Mas, os brasileiros estão mais confiantes no STF (54) do que na Justiça (47) de modo geral. De acordo com a pesquisa, não há como saber se o índice de confiança teve ou não aumento durante o julgamento do mensalão, mas houve uma oscilação no período de junho e dezembro de 53 para 47 pontos.

Relação conflituosa

Atualmente, o STF está envolvido em um conflito com o Poder Legislativo devido ao processo do mensalão e, pelo resultado da pesquisa, leva também o apoio da opinião pública.

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do STF, Joaquim Barbosa, se encontram em posições contrárias desde que o plenário do tribunal resolveu cassar os mandatos dos deputados federais condenados no processo do mensalão.

Maia reagiu à sentença e afirmando que só o Legislativo tem a vantagem de cassar seus próprios integrantes, consequentemente gerou o impasse. Por sua vez o STF já decidiu pela cassação e a Câmara deve recorrer. O problema é o STF é o órgão máximo e deve julgar o recurso.

A opinião pública

Na verdade, a pesquisa reflete apenas o grau de insatisfação com a classe política. Agora é importante ressaltar que essa comparação é perigosa. Os poderes têm responsabilidades diferentes e não dá para compará-lo.

Corrupção existe em ambos, mas o que vemos é uma maior exposição do poder legislativo. Basta relembrar as palavras do Ministro Joaquim Barbosa, na sua posse como presidente do STF, quando disse que na justiça brasileira só tem vez quem tem dinheiro e poder.

Agora, o grande problema é que estamos comparando entre o ruim e o péssimo. O povo brasileiro tem um parâmetro nivelado por baixo. Como escolher entre um poder que só é justo para os mais fortes e endinheirados e o outro que usa o poder para defender interesses pessoais ou de grupos a que representam.

Certo mesmo é que essa confiança destacada ao STF é mérito, pessoal, do ministro Joaquim Barbosa, o que é, também, um risco. Estamos tão carentes de pessoas sérias e comprometidas com as causas coletivas e justas, que acabamos criando heróis, onde existe apenas um homem sério e competente.

Agora imagine se ele acaba, realmente, entende que é um herói? Bom, ele pode achar que tem poder para interferir em outro poder constituído. E pasmem, já está acontecendo. Joaquim Barbosa já está passando por cima da Câmara e cassando deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário