terça-feira, 3 de maio de 2016

Assembleia Legislativa debate aumento da tarifa de energia

A Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Ceará (AL) realiza, na tarde desta quarta-feira (04), Audiência Pública para discutir o aumento na tarifa de energia elétrica praticado pela Companhia Energética do Ceará (Coelce). A iniciativa atende a requerimento do deputado Odilon Aguiar (PMB).

O reajuste praticado pela Coelce começou a vigorar no dia 22 de abril último, com aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Segundo Odilon Aguiar, o aumento foi o maior do Nordeste e o quarto do País. O aumento chegou a 13,64% para os consumidores residenciais e 11,51% para as indústrias.

Em 2015, as contas de energia do Ceará sofreram dois acréscimos, 10,3% em março e 11,69% em abril, somando 21,99%. Na avaliação do parlamentar, esse aumento vai trazer consequências danosas para todos os consumidores todos. "Esse reajuste vai gerar um aumento em cadeia de tudo o que é produzido e consumido", disse Odilon Aguiar. Ainda, segundo Aguiar, o impacto para os 3,4 milhões de consumidores deve ser de R$ 138 milhões.

Foram convidados para a audiência representantes da Coelce, Aneel,  Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Defesa do Consumidor do Ceará (Decon), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ceará), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), universidades e entidades ligadas aos direitos dos consumidores e associações populares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário