terça-feira, 17 de janeiro de 2012

INSS cobra 22,5 milhões de Juazeiro nas administrações de Raimundão e Carlos Cruz


O Jornal do Cariri desta semana traz na sua capa matéria sobre desfalque nas administrações dos ex-prefeitos Carlos Cruz e Raimundo Macedo. O Jornal apresenta documento, onde o Juiz da 16° Vara, Tiago José Brasileiro Franco, cita o município de Juazeiro do Norte e determina que seja pago dívida no valor de R$ 22,5 milhões, junto ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O não repasse dos tributos federais aconteceu entre os meses de setembro de 2004 a setembro de 2008.

Os ex-prefeitos Carlos Cruz e Raimundo Macedo, administradores na época, deverão ressarcir os cofres públicos proporcionalmente as suas estadas a frente da prefeitura no momento que se configurou o desfalque. Na administração de Carlos Cruz foram quatro meses; já Raimundo Macedo deverá responder pelos quatros anos da sua administração.

COMPLICADA a situação do deputado Raimundo Macedo. Digo isso porque não vejo grandes prejuízos ao ex-prefeito Carlos Cruz que, além de dever apenas quatro meses, não é candidato a nada.

Raimundão deve responder por quatro anos de recolhimento não repassado e, vale salientar, esse não é o maior dos seus problemas. Pré-candidato a prefeito, Raimundão deve encarar a notícia como um grande baque em suas pretensões. Na política, o fato de não fazer pode, até, ser justificado; mas, o desvio de recursos não costuma ser perdoado pelos eleitores.

Na mesma matéria do Jornal do Cariri, o deputado Raimundo Macedo, disse não ter conhecimento da dívida. O que nos desperta duas linhas de análise. Uma é a falta de controle e cuidado com a coisa pública, ou seja, descaso com o dinheiro do povo. A outra é que não adianta falar que não reconhece a dívida e que não deve; ele precisa apresentar provas documentais da sua inocência, ou seja, é chamar o secretário responsável pelo repasse e perguntar sobre o assunto, sob pena de ficar o que a justiça aponta e o deputado ter realmente de devolver a quantia ao governo e assumir o desgaste.

Mas, na verdade, essa é apenas mais uma das muitas notícias negativas que atingirem a pré-candidatura de Raimundão. Ainda na última semana o senador Eunicio Oliveira, presidente regional do PMDB, declarou em entrevista a TV Diário, que no Cariri, o partido só tem candidato na cidade do Crato. Outro fato que balançou a fidelidade de Raimundão para com Juazeiro, foi a afirmação do mesmo Jornal do Cariri, na coluna do jornalista Donizete Arruda, de que o deputado não teria destinado nenhum recurso para Juazeiro, sua base eleitora, referentes as emendas parlamentares; enquanto que Parambu teria sido beneficiada com R$ 4 milhões das suas emendas.

Para resumir, no momento, Raimundão está desgastado, sem base de apoio no partido e perdendo a confiança dos juazeirenses. Ou seja, vai ser preciso mais que boas explicações para reverter a situação; será preciso refazer os apoios para fortalecer sua defesa, além de demonstrar mais maturidade nas suas prioridades vislumbrando mais Juazeiro, independente de quem esteja a frente da administração, afinal de contas o povo não pode ser punido pelos desentendimentos políticos das suas lideranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário