segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PSDB se articula para crescer nas eleições municipais


Com 790 prefeituras no Brasil, o PSDB, maior partido de oposição, pretende chegar este ano a marca dos mil prefeitos eleitos. Para isso, o partido procura se articular com vários partidos.

De acordo com o presidente nacional da sigla, Sérgio Guerra, a intenção dos tucanos é “afinar o discurso entre as legendas e definir uma linha estratégica” que não acabe por beneficiar os aliados do governo federal.

A INTENSÃO é ótima e necessária. O problema na estratégia é o tamanho do universo de partidos que o PSDB terá para se articular. Se pararmos para analisar a situação da oposição, hoje, veremos que ela se articula basicamente com PSDB, DEM e PPS. E quando o presidente Sergio Guerra, diz que não quer beneficiar a base aliada do governo federal, ele acaba restringindo suas articulações municipais a esses três partidos. Claro, com poucas exceções que, na verdade, devem atender a questões locais. E, aí não dá para contar com essa possibilidade em muitos municípios.

Acredito que a melhor estratégia para o PSDB aumentar sua atuação nos municípios, seria apostar na divisão da base aliada que, por ser muito ampla, essa divisão acaba se tornando inevitável, atendendo aquelas mesmas questões locais.

Ou seja, apesar da vontade e da disposição para voltar a crescer o PSDB precisa mesmo é torcer pela divisão da base aliada, incentivada, principalmente, pelos interesses locais, o que a enfraquece politicamente, já que, articular o rompimento dessa base é muito mais difícil do que se pode imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário