quarta-feira, 17 de junho de 2015

Câmara aprova pacote da Reforma Política com perda de mandato por infidelidade

A Câmara dos deputados aprovou na noite desta terça-feira (16), pacote de três medidas referentes à Reforma Política em único texto. O texto apresentado pelo deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), líder do partido, teve o objetivo de agilizar a votação e permitir a entrada de outras pautas importantes.

Entre as medidas aprovadas nessa terça-feira, está a imediata perda de mandato em caso de infidelidade partidária, a diminuição do número de assinaturas necessárias para apresentação de projetos de iniciativa popular e a que exige a impressão dos votos registrados em urnas eletrônicas. Já a cota de mulheres para eleição foi rejeitada.

No caso da infidelidade partidária, as exceções estão nos casos de migração motivadas pela criação, fusão ou incorporação do partido. O texto determina, ainda, que o político poderá se desligar do partido, pelo qual foi eleito, em casos de "grave discriminação pessoal, mudança substancial ou desvio reiterado do programa praticado pela agremiação". Atualmente, as regras de fidelidade partidária não estão na Constituição.

Outra mudança aprovada foi a impressão do registro de cada votação feita em urna eletrônica. Pelo texto, o voto será impresso automaticamente e depositado em local previamente lacrado sem contato manual do eleitor. A medida visa prevenir fraudes.

Nesta quarta-feira (17), a Câmara deve apreciar a revisão da política de desoneração da folha de pagamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário