quarta-feira, 17 de junho de 2015

Vereador de Juazeiro diz que “Transposição e Cinturão das Águas é balela”

O vereador Normando Sóracles (PSL) usou o grande expediente, na sessão da Câmara de Juazeiro do Norte, nessa terça-feira (16), para levantar o debate sobre o problema da escassez da água. Durante o pronunciamento o vereador chegou a afirmar que a “Transposição do Rio São Francisco e o Cinturão das Águas no Ceará, não passam de balela”.

O vereador alertou que o Rio São Francisco está com apenas 20% da sua capacidade. “Se não chover, não teremos água para transpor. E nossos governantes continuam enganando o povo dizendo que essa é a solução para todos os problemas da falta da água”, disse o vereador.

Normando começou sua explanação chamando a atenção para a escassez de água que a região do Cariri deve passar nos próximos meses de setembro e outubro. “Enquanto os políticos estão preocupados com sucessão, a situação se agrava. Não temos reservas de água. Vamos viver um verdadeiro caos”, disse Normando.

Destacou, ainda, a situação dos poços que abastecem a cidade de Juazeiro do Norte. Segundo o vereador, além da vazão estar diminuindo, recentemente, dois poços foram fechados por contaminação.

O debate

O vereador Darlan Lôbo (PMDB), lembrou que parte do desperdício que acontece em Juazeiro é culpa da Cagece que não conserta os vazamentos em tempo hábil. “Vemos vazamentos por todos os lados e nada de conserto à curto prazo”, disse Darlan, indagando sobre a falta de punição a Cagece. Darlan perguntou que mistério é esse que a Cagece nunca é punida.

Durante o debate, o vereador Cláudio Luz (PT), saiu na defesa dos governos do estado e federal. Para Cláudio falta uma posição da Câmara com relação a situação de Juazeiro. Ele lembrou as obras do Parque Ecológico que afetam o lençol freático. “Se a Transposição e o Cinturão das Águas não são a solução, então vamos apontar outras”, disse Cláudio, ressaltando que apenas apontar culpados não resolve.

No momento de maior tensão, o vereador Capitão Vieira (PTN), lembrou a Normando que Cláudio não é o dono da verdade. E que não precisava se justificar a ele. Capitão Vieira reafirmou que a Transposição e o Cinturão das Águas era balela e atacou dizendo que as duas obras só serviram apenas para desviar dinheiro público. “Todo mundo sabe das comissões que são pagas nessas obras. As comissões eram tão altas que a maioria das empreiteiras estão quebradas”, disse Capitão Vieira.

Pedido de CPI

Ao final da sua intervenção o vereador Capitão Viera, sugeriu que o vereador Normando Sóracles encaminhasse um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Cagece. O vereador observou que a Câmara não conhece, sequer, o conteúdo do contrato da Cagece.

Ao final, o vereador Normando pediu que a Câmara tome uma atitude diante do problema. Ele sugeriu a criação de uma comissão e a realização de uma Audiência Pública para discutir a fundo a problemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário