terça-feira, 26 de novembro de 2013

Câmara de Juazeiro é campeã de inquéritos na Policia Civil

Depois de ganhar a fama de ser a Câmara que mais arquiva Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Estado do Ceará, a Câmara de Juazeiro parece subir degraus na busca por recordes. Desta vez, o que chama atenção é a quantidade de Inquéritos instaurados pela Polícia Civil, envolvendo a Casa Legislativa, para investigar vereadores.

Segundo o delegado titular da Polícia Civil, Regional de Juazeiro do Norte, Osmar Berto, falta tempo para dar vencimento em tantos inquéritos. O delegado ressalta, com a afirmação, o grande número de procedimentos diários que se misturam aos casos envolvendo a Câmara. Hoje a Delegacia Regional trabalha em quatro procedimentos investigativos e com a perspectiva de abertura de um quinto inquérito.

São investigados os casos dos Empréstimos Consignados, das Vassouras, dos Funcionários Fantasmas e da Múltipla Financeira. No caso desse último, a empresa se sentiu lesada no caso dos empréstimos consignados e busca os culpados pelo prejuízo. Após a mudança de comando na Câmara a empresa passou a ter acentuada inadimplência com os credores dos consignados feitos pela Câmara.

Existe ainda a expectativa de que o vereador José de Amélia (PSL) protocole as denúncias que fez contra o vereador Cláudio Luz (PT), durante a sessão de quinta-feira (21), acerca do possível tráfico de influencia na venda ilegal de 2 mil ventiladores a Secretaria de Educação. A venda foi feita pela empresa “S da S Souza”, a mesma investigada pela venda das vassouras.

Segundo informações, não oficiais, em três dos inquéritos (Consignados, Vassouras e Fantasmas), já foram ouvidas dezenas pessoas envolvidas. Em um dos casos, duas testemunhas, teriam pedido delação premiada. O delegado Osmar Berto, não confirma o pedido de delação premiada, já que, segundo ele, a investigação corre sob sigilo.

O delegado confirma que dois inquéritos já estão em fase adianta. No caso das vassouras faltam novas diligências, solicitadas pela justiça; e no caso dos fantasmas, instaurado em outubro deste ano, já foram ouvidas mais de 10 pessoas. Em ambos os casos, o delegado Osmar Berto admite precisar de prorrogação de prazos.

A primeira denúncia aconteceu ainda em janeiro desde ano. O vereador Cláudio Luz, é denunciante em dois pedidos de investigação (consignados e assessores fantasmas), o vereador Danty Benedito (PMN) é o denunciante do caso das vassouras, a empresa Múltipla Financeira fraude em empréstimos consignados e a quinta denúncia do ano deve ser protocolada ainda esta semana pelo vereador José de Amélia sobre o caso dos ventiladores e a ligação da empresa com a venda das vassouras.

Novo pedido de Comissão Processante

O vereador José Amélia Júnior promete propor a investigação das denúncias, apontadas por ele, sobre tráfico de influencia feito por Claudio Luz para beneficiar a empresa “S da S Souza”, na venda das vassouras para a Câmara Municipal.

Na sessão de quinta-feira (21) a Câmara votou pedido de abertura Comissão Processante, contra José de Amélia, encaminhado pelo vereador Cláudio Luz, para investigar atos de improbidade administrativa na contratação de funcionários fantasmas. O pedido foi derrubado por 12 votos a seis, com uma abstenção.

O pedido não deve encontrar resistência para ser aprovado, já que, o próprio vereador Cláudio Luz disse que assina qualquer pedido de investigação contra ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário