sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Comissão Processante da Câmara de Juazeiro pede cassação de Antônio de Lunga

A Comissão Processante da Câmara de Juazeiro do Norte, reunida nessa sexta-feira (29), no anexo da Casa, emitiu parece pela cassação do presidente afastado Antônio de Lunga (PSC). A Comissão entendeu que houve quebra de decorro parlamentar na compra exagerada de materiais de expediente e limpeza para a Câmara, no conhecido caso das vassouras.

O vereador Tarso Magno (PR), relator da Comissão entregou o relatório final ao presidente interino, vereador Darlan Lobo (PMDB) e aos vereadores que acompanharam a entrega.

O presidente Darlan marcou para a sessão de quinta-feira, 05 de dezembro, a sessão que poderá cassar o presidente afastado. Durante o processo a defesa de Antônio de Lunga, se manifestou apenas pelo encerramento do processo, segundo seu advogado, Paolo Gurgel, pelo não cumprimento das etapas necessárias ao andamento do processo.

Para o vereador, Claudionor Mota (PMN), agora é ler o relatório com atenção para ver as argumentações e depois fazer o julgamento sem atropelo. “Não posso emitir qualquer opinião ou decidir qualquer voto sem conhecer o conteúdo completo do parecer,”

O vereador Danty Benedito (PMN), autor da denúncia, avaliou que o relatório está fundamentado nas denúncias e comprovadas pelas investigações da Policia Civil e Ministério Público do Estado.

O vereador Cláudio Luz (PT), disse que sua convicção é que há culpa; que houve desvio de dinheiro público; portanto, vota pela cassação. “E esse é o sentimento popular, por isso, quero dizer que meu voto será público, tenho esse direito, e será pela cassação,” Cláudio Luz.

Darlan destacou ainda que a votação será secreta, já que, a decisão do Congresso, nessa semana, sobre a matéria, não contemplou as Câmara Municipais e Assembleias Legislativas. A pressão popular e política pela aprovação do parecer parece ganhar corpo, tanto entre a população, quanto entre os vereadores.

Durante a reunião, os vereadores foram surpreendidos pelo repórter Global, Caco Barcelos, que indagou alguns parlamentares sobre o assunto. A matéria deve sair no programa Profissão Repórter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário