segunda-feira, 30 de abril de 2012

Prefeito Santana: “Não tem vereador, nem ex-prefeito. Quem manda no PSB e Roberto Celestino”

O prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), em entrevista, ao repórter Rafael Boaventura, Rádio Tempo FM, disse que tem procurando o vice-prefeito José Roberto Celestino (PSB) porque o PT tem interesse de voltar a fazer uma composição com o PSB. O prefeito Manoel Santana disse, ainda, que Celestino é a maior liderança do PSB local, por isso não tem procurado, nem o vereador Roberto Sampaio, nem o ex-prefeito de Aurora Carlos Macedo. O próprio governador Cid Gomes, teria dito que Celestino é quem decidirá sobre a aliança do PSB em Juazeiro.

Santana disparou, ainda, contra o vereador Roberto Sampaio, alertando sobre a possibilidade dele não se reeleger, já que, na última eleição o mesmo se elegeu graças a legenda do PT. “Essa postura do vereador pode levar o PSB ao isolamento, comprometendo a reeleição dele é o futuro do partido”, disse Santana.

Sobre as conversas com Celestino, Santana observou que ambos estão tendo uma conversa franca e sincera, onde são colocados pontos polêmicos para ambos os lados, mas acredita chegar a um entendimento. Sobre a posição do PT, Santana disse que o partido já conta com várias siglas no arco de conversas, e que o partido deve se reunir em breve para começar a discutir as composições para 2012.

Em busca do tempo perdido

Na verdade, esse ainda é o efeito Ciro Gomes no Cariri. É possível que o ex-ministro tenha alertado Santana que o caminho é Roberto Celestino. E isso, é positivo por dois aspectos. Primeiro que a atitude dá força a liderança e, segundo, que prioriza a discussão local. Com isso, o prefeito Santana, sabendo da importância do PSB na sua base, começa a dar os passos para que os problemas entre os dois sejam sanados. A questão é: até onde, os dois, abrirão mão das questões pessoais para que prevaleça a política?

Quanto ao vereador Roberto Sampaio e o ex-prefeito Carlos Macedo, acredito que eles, por mais que não sejam os “indicados” pelo governador – palavras de Santana – ainda tenham certa liderança interna. E não acredito que Celestino tome qualquer decisão sem consultá-los. Agora não dá é para o vereador Roberto Sampaio continuar falando pelo PSB, onde tem fechado questão sobre a aliança.

Sobre Celestino, o que se percebe é que ele sofre com a situação, já que, não tem tanta experiência com as intempéries da política. Apesar de já ter comandado todos os órgãos representativos do comercio de Juazeiro, Celestino, ainda é novo na política partidária.

Certo mesmo, é que no Cariri os dois partidos caminham para firmarem aliança. Na Barbalha a questão já está definida; no Crato a tese ganha força a cada evento e no Juazeiro o inicio da reaproximação de Santana e Celestino já começou. Só não dá é para o prefeito Santana articular com Celestino, deixando de lado as outras lideranças do PSB. A decisão de vir, ou não, deverá ser coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário