sexta-feira, 6 de abril de 2012

Secretários que serão candidatos ao legislativo devem entregar cargos até sábado


Muito movimentada, nesta semana, as cadeiras dos titulares das secretarias municipais das cidades do triângulo Crajubar. O motivo é que os secretários têm até amanhã, sábado (7), para se desincompatibilizar das suas funções sob pena de se tornarem inelegíveis aos legislativos municipais. A determinação se estende aos magistrados e defensores públicos que, também, queiram concorrer aos mesmos cargos eletivos.

O prazo obedece a legislação eleitoral em vigor que determina que os detentores desses cargos têm que deixar suas funções seis meses antes das eleições. Para os candidatos a prefeito o prazo vai até 7 de junho, quatro meses antes das eleições.

Na cidade de Juazeiro do Norte, pelo menos, três secretários já se afastaram assumindo a posição de pré-candidatos a vereador. Na secretaria de Cultura, Fábio Carneirinho (PT); no Esporte e Juventude, Aurélio Matias (PCdoB); e na Segurança, Cláudio Luz (PT), já se afastaram das funções e devem disputar o pleito deste ano.

Na cidade do Crato, o secretário de Saúde, Cícero França (PV), apesar de poder se afastar apenas em Junho, já anunciou que deixará o cargo ainda em abril, após o dia 15.

Na Barbalha, o secretário de Cultura, Dorivan Amaro (PT), já entregou o cargo e deve concorrer a um cargo para o legislativo. A expectativa fica por conta do secretário de Esporte, Fernando Santana (PT).

Os servidores públicos que entrarem na disputa pelo comando do Executivo municipal têm até 7 de julho para deixarem suas funções. A regra vale para funcionários públicos estatutários ou regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Os candidatos à reeleição, no entanto, não se incluem nesses prazos, uma vez que, por lei, podem concorrer a um novo mandato no comando das prefeituras. A mesma regra vale para parlamentares candidatos a prefeitos.

Pegando gosto

O que chama atenção nesse quadro é que os secretários que se afastaram, jamais foram candidatos a nada. Ai cabe duas análises. A primeira é que se percebe que ao atuarem em cargos públicos, os secretários acabaram tomando gosto pela coisa e, claro, teremos uma eleição com muita gente inexperiente nas urnas. A segunda é que essa falta de experiência acaba sendo um fator positivo. Ele mostra que existe uma renovação na política caririense e, isso, é muito bom para a nossa democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário