quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Cariri diploma prefeitos e vereadores

Os prefeitos e vereadores eleitos do Cariri se preparam para atender o chamado da justiça eleitoral para suas diplomações. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o prazo vai até o dia 19 deste mês de dezembro. Os juízes eleitorais que respondem pela pelas comarcas da região estão enviando convites aos eleitos para os eventos.

Nas três principais cidades do Cariri, os eventos iniciaram com a diplomação dos eleitos em Juazeiro do Norte nesse dia 12. No Crato a diplomação está marcada para o dia 16 e, em Barbalha, a data está definida para o dia 19. Entre os eleitos o clima é de satisfação, com exceção de Zé Ailton Brasil que enfrenta a desaprovação das suas contas de campanha pela Justiça Eleitoral.

Apesar da decisão, a assessoria de Zé Ailton garante que o prefeito eleito será diplomado. Em quase todos os municípios, ainda, existem ações judiciais pedindo a anulação de resultados e cassações de registros de candidaturas.

Polêmicas em Caririaçu e Santana

As polêmicas que cerca os eventos das diplomações no Cariri ficam a cargo das diplomações em Caririaçu e Santana do Cariri. Em Caririaçu, o prefeito eleito Edmilson Leite (PDT) foi diplomado na terça-feira (14), apesar de enfrentar processo de inelegibilidade, com pedido de cassação do registro de candidatura.

Em Santana do Cariri, a prefeita reeleita Danieli Machado (PSL) responde processo por compra de votos, com favorecimento da máquina pública a eleitores. Na última semana a prefeita teve decisão favorável da justiça e a diplomação foi marcada para o dia 19. O evento deve acontecer no Cartório Eleitoral da cidade. A oposição do município, ainda, acredita em uma reviravolta.

Milagres e Jardim comemoram

Entre as diplomações mais comemoradas do Cariri estão as de Milagres e Jardim. Nos dois casos os gestores eleitos derrubaram líderes políticos que estavam no poder há décadas. O prefeito eleito Milagres, Lielson Landim (PDT), diplomado neste dia 13, venceu o prefeito Hellosman Sampaio que enfrente pedido de afastamento feito pelo Ministério Público do Estado (MPCE), depois de 20 anos de comando.

Em Jardim o prefeito eleito Aniziário Costa (PCdoB) venceu o grupo comandado pelo prefeito cassado Fernando Luz, representado pela atual prefeita Analeda Luz. Segundo a avaliação do grupo derrotado, o diferencial negativo foi dado pela presença do PT do ex-candidato a prefeito Júnior Coutinho. O PT local jamais venceu uma eleição majoritária em toda a sua história em Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário