quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Disputa. Assembleia define hoje o próximo presidente

A disputa pela presidência da mesa diretora da Assembleia Legislativa será definida durante a sessão ornaria de hoje, 1º de dezembro. Seja qual for o resultado, a disputa acabou deixando prejuízos para o Governo Camilo Santana (PT). O mais recente capítulo do racha foram as exonerações de nomes ligados a Domingos Filho no Governo do Ceará e na Prefeitura de Fortaleza.

A disputa é feita por dois candidatos da base governista, os deputados Zezinho Albuquerque e Sérgio Aguiar, ambos do PDT, mas oficialmente o candidato do Governo é o deputado Zezinho Albuquerque.

Segundo informações, o ex-deputado Domingos Filho, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), teria irritado os irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes, por supostamente ter usado sua influência para conseguir apoio a Sérgio. O deputado é filho do atual presidente do TCM, Francisco Aguiar, que insiste não ter qualquer interferência na disputa.

Rompimento
O rompimento pode gerar significativa redução na base, que hoje conta com 31 dos 46 deputados. Declarações de apoio indicam que cada candidato tem cerca de 20 votos, o que deixa a decisão final nas mãos de apenas seis parlamentares. Até às 22 horas de ontem, as chapas ainda estavam indefinidas. Somente na manhã de hoje, pouco antes da votação, a composição das chapas será revelada.

Cada uma das 10 vagas nas chapas tem sido cuidadosamente negociada para garantir a vitória. De um lado, o bloco formado por PSD, PMB, PEN, PCdoB e PRP, com 11 deputados, além da bancada do PMDB que declarou apoio a Sérgio. De outro, o bloco PDT, PT, DEM e a maioria do PP se alinharam com Zezinho Albuquerque.

Como último ato, o governador Camilo Santana teria oferecido a Secretaria de Segurança ao deputado Capitão Wagner para ter o apoio do PR; Ciro Gomes estaria disposto a apoiar a reeleição de Eunício para ter o PMDB; e Cid teria oferecido uma vaga no TCE para Luiz Pontes, afim de ter o apoio da bancada do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário