sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Governo vence disputa pela presidência da Assembleia Legislativa

O candidato do govenador Camilo Santana (PT) e dos irmãos Cid e Ciro Ferreira Gomes, o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), venceu a eleição para presidir a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL). A eleição aconteceu nessa quinta-feira (1º) e terminou com o placar de 27 a 18, com uma abstenção. Foi a primeira disputa depois de 31 anos. Todos os outros anos tiveram chapa única.

Apesar da vitória governista, a disputa deve trazer muitas baixas para a base de Camilo. A oposição que representava 1/4 do parlamento, cresceu e se fortaleceu. Durante o processo de articulação o grupo dos irmãos Ferreira Gomes acabou rompendo com a ala do ex-vice-governador, Domingos Filho, que apoiou e trabalhou para o concorrente de Zezinho, o deputado Sérgio Aguiar.

O deputado federal Domingos Neto, líder do PSD e filho de Domingos Filho, confirmou a saída definitiva de grupo da base do Governo. Em tese, a medida significaria sete deputados a menos na base de Camilo. Seria um avanço de oposicionistas de 15 para 21. Dependendo da articulação do Governo o quadro pode mudar.

Mas, a oposição, também, sofreu baixas. Um dos representantes mais ativos do PMDB, o deputado Audic Mota, acabou aderindo a chapa governista. A decisão foi motivo de desconforto entre os colegas de partido. Segundo Audic, a disputa local em Tauá pesou para ele. Domingos Filho e Audic são rivais políticos no município. Outro que mudou de lado foi o deputado Osmar Baquit (PSD). Ele trocou de lado de última hora, depois de fazer diversas declarações a favor de Sérgio.

Após ser declarado vitorioso, Zezinho Albuquerque negou que houvesse qualquer ruptura na base ou ressentimento com os membros que ficaram contra ele na votação. Ele argumentou que o fim da disputa deverá trazer de volta a harmonia de antes da disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário