quarta-feira, 2 de maio de 2012

Inácio Arruda deve se reunir com o PSB de Fortaleza

Depois de muitas tentativas, via articulações partidárias, o senador e pré-candidato a prefeitura de Fortaleza, Inácio Arruda, conseguiu uma agenda com o PSB da capital. Na pauta a sucessão deste ano.

Segundo assessores mais próximos de Inácio, a ideia é fazer do PCdoB um plano “B” para os socialistas. A atitude agrada os descontentes com o PT que, hoje, pregam a possibilidade de candidatura própria.

O encontro deve acontecer ainda esta semana. A data não foi divulgada, mas lideranças do PCdoB estão bem animadas.

Insônia pela frente

Parece que os petistas pró-aliança passarão o resto da semana sem conseguir dormir. Enquanto isso, o grupo da prefeita Luizianne Lins comemora a proximidade do rompimento.

Na verdade, existem duas teses dentro do PT; uma de continuidade da aliança com o PSB e outra de rompimento. Está prevalecendo a ideia de rompimento. A prefeita continua achando que essa é a única possibilidade de emplacar sua candidatura ao governo do estado em 2014.

O problema da tese de rompimento é que ela pode levar o PT ao isolamento, comprometendo o futuro da sigla no Ceará. Os petistas estão perdendo aliados históricos com PCdoB e PSB. É melhor o grupo pró-aliança, encontrar uma maneira de barrar a prefeita Luizianne ou ela afundará levando todo o partido com ela.

Sobre a aproximação do PCdoB com o PSB, não passa de pressão. O PSB quer a aliança, a única exigência é que o governador possa participar da escolha do nome. Ele não quer correr o risco de ficar sem acesso a prefeitura no futuro, como acontece hoje. Ou seja, a incoerência do grupo da prefeita, pode entregar a eleição no colo do PCdoB ou, até, do PSDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário