sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sessão extraordinária da Câmara de Santana do Cariri empossa novo prefeito

A Câmara Municipal de Santana do Cariri esteve reunida em sessão extraordinária, com inicio às 10h00 de hoje (04), para dar posse ao novo prefeito da cidade, vereador Raimundo Ivanildo dos Santos (PSB). A vereadora Ana Abreu (PSL), presidente da Câmara e sucessora natural, renunciou ao cargo, deixando livre o acesso do vice-presidente da casa vereador Ivanildo.

Na manhã de ontem (03), o prefeito Werton Garcia (PSDB), acabou sendo afastado das funções depois de votação do relatório da CPI que investigou casos de irregularidades e improbidade administrativa.

Os vereadores decidiram pelo afastamento por seis votos a dois. O vice-prefeito, Geraldo Eriberto Garcia (PSDB), também acusado de envolvimento nas irregularidades, pediu afastamento da função.

O prefeito afastado ainda se encontra no prédio da prefeitura e diz que só deixa o local quando receber a notificação da justiça. As ruas no entorno do prédio estão fechadas pelo policiamento local e o clima ainda é tenso na cidade.

Segundo Werton Garcia, essa é apenas mais uma manobra da Câmara que tenta há muito tempo tirá-lo do poder por não concordar com sua administração. Os advogados de Werton estão em Fortaleza em busca de uma liminar que derrube a decisão do legislativo.

Batalha longa

Na verdade, essa batalha já vem de longe. Ela acontece desde a gestão do Garcia pai. O próprio Werton já foi afastado, mas conseguiu retornar por força de liminar. Agora, o detalhe é a renuncia da presidente da Câmara Ana Abreu. Segundo informações ela teria feito um acordo com Ivanildo para ter o apoio na disputa pela prefeitura neste ano. Ou seja, nem bem assumiram, já estão negociando as fatias do bolo. O que não se pode negar é o grande poder de articulação do vereador Ivanildo, que acabou se beneficiando com queda de três nomes até chegar no seu.

Quem mais perde com toda essa situação é a população que fica sem referencia administrativa e acaba perdendo o pouco de confiança, que ainda possa existir, sobre a seriedade dos seus políticos. Agora é imprescindível que a justiça e outros órgãos competentes interfiram na situação, pois há muito tempo já fugiu ao controle da classe política local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário