segunda-feira, 7 de maio de 2012

PDT de Barbalha quer apoio do PMDB

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Barbalha se reuniu no sábado (05) na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para apresentar seus 25 pré-candidatos a vereadores. Na reunião foi cogitada a possibilidade de não haver coligação do partido na proporcional. Há o entendimento de que o partido tem mais possibilidades saindo sozinho.

Durante o encontro foi colocado novamente a intenção do partido de sair com candidatura própria. O nome de Geraldo Sinezio foi novamente cogitado. Mas, o que ficou consenso entre os militantes é a clara possibilidade do PMDB de João Hilário marchar junto com PDT de Geraldo. O argumento para a aliança é que Geraldo Sinezio começou na política com João Hilário e sempre o apoiou nas suas investidas. Teria chegado a hora do retorno.

Esteve presente ao evento o PRTB de Carlos Gulhulho, que sinalizou a intenção de firmar coligação com o PDT, defendendo a pré-candidatura de Geraldo Sinezio. Já, Sinezio manteve a posição de continuar conversando com os partidos que formam o grupo de oposição ao prefeito Zé Leite.

Geraldo Sinezio disse acreditar na possibilidade do ex-prefeito João Hilário apoiar seu nome, caso o partido não apresente candidato. Geraldo ainda da necessidade de ter uma conversa com o deputado federal André Figueiredo, presidente estadual do PDT e Líder do partido na Câmara Federal.

Chegando a hora da decisão

Parece realmente que alguns partidos da base de oposição em Barbalha começam a tencionar pela escolha do nome que representará a oposição. O PDT sai na frente, mas o próprio Geraldo Sinezio diz que continuará conversando com os outros partidos. Agora com relação aos vereadores, acredito que o pensamento de sair sozinho seja correto. É preciso apenas saber se o potencial médio de votos da chapa é bom. Nem sempre ter muitos nomes é indicação de boa votação.

Com relação ao apoio de João Hilário ao nome de Geraldo Sinezio, acredito que o critério não seja apenas a fidelidade. Existem muitas coisas em jogo e o PMDB tem sido muito disputado por ambos os lados. Acredito que o PMDB, não lance candidato e que vá para onde fortaleça a aliança estadual.

Quanto a conversa entre Geraldo Sinezio e o deputado André Figueiredo, já está passando da hora. André pode ser o diferencial nas pretensões do PDT barbalhense. Apesar do entusiasmo o PDT local é preciso a força de uma liderança nacional para fortalecer essas pretensões locais.

Mas, certo mesmo, é que o PDT barbalhense começa a sonhar alto e Geraldo Sinezio terá trabalho para manter o partido conversando com a base. O problema é se a definição da frente demorar muito. A coisa pode ficar insustentável, iniciando um processo de debandadas dos partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário