terça-feira, 29 de maio de 2012

Saída de secretários pode indicar rompimento entre PT e PSB na capital

Durante todo o dia de ontem, vários jornais noticiaram o desenrolar da crise entre o PT e o PSB da Capital. O jornalista Donizete Arruda, Jornal do Cariri e site Ceará Agora, noticiou que os secretários do PT dentro do governo Cid Gomes, estariam esvaziando as gavetas. Camilo Santana, das Cidades, e Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário, já estariam de saída.

Outro nome que, segundo o jornalista, estaria deixando o governo é o deputado estadual Antônio Carlos, líder do Governo Cid na Assembleia Legislativa. O governador Cid não teria exigido a demissão dos secretários do PT, mas os petistas teriam sido obrigados a sair pelo próprio partido. O nome mais cotado para substituir Antonio Carlos na liderança do Governo é o socialista Welington Landim.

O jornalista Fernando Maia, jornal O Estado, noticiou em sua coluna que depois de muito esforço na busca de uma saída para a sucessão da prefeita Luizianne, o deputado José Guimarães disse reconhecer que deve prevalecer a vontade da Luizianne.

O acirramento da discussão entre PT e PSB teria, inclusive, afastado Cid Gomes e Guimarães. Cid teria achado estranho o silencio de Guimarães frente às posições da prefeita que nos últimos dias considerou traição Cid ter ido conversar sobre eleições com Lula antes de falar com ela. Há um movimento nos bastidores para reaproximá-los, mas o clima está muito ruim para o deputado no Palácio Abolição.

Deu a lógica

Com os rumos tomados desde o início das discussões, era inevitável que haveria um rompimento entre Cid e Luizianne. É simples, se a Luizianne não abre mão de indicar o seu sucessor e Cid insiste em opinar na indicação, é claro, que isso daria no que deu, o abismo como opção.

A saída dos petistas do governo dá a clara demonstração de que nem o Lula resolve essa questão. Fossem somente os secretários, teriam a desculpa de dizer que estão concorrendo a indicação e precisam se desincompatibilizar. Mas, e a saída do líder do governo Antônio Carlos? Não dá para esconder, PT e PSB devem romper na capital.

Agora a questão em debate é se o rompimento causará um efeito dominó pelo interior do estado. Analisando o Cariri, vemos no Juazeiro, o prefeito Santana dando a clara demonstração de que pretende atrair novamente o PSB para sua base, mas enfrenta muita resistência entre os socialistas. No Crato a conversa está bem adiantada, mas os dois candidatos insistem em serem cabeças de chapa. Acredito que somente na Barbalha a coisa está bem encaminhada com a decisão de apoio a reeleição de Zé Leite.

Na verdade, quem deve estar mais triste com a situação é o deputado José Guimarães. Ele foi o grande articulador da aliança e tinha muitos planos para ela no futuro. Agora vê tudo indo por água a baixo na capital e, por tabela, seu distanciamento com Cid, o que, pode comprometer a aliança em nível de estado para 2014.

Certo mesmo é que se dando o rompimento na capital, a prefeita deve partir para a segunda fase do seu plano, que é levar o rompimento para as eleições de 2014 e sair candidata ao governo do Estado. Para o deputado Guimarães, a guerra só está começando. Essa foi apenas uma batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário