sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Base do prefeito Raimundo Macedo colocada em cheque na Câmara

A sessão da Câmara dessa quinta-feira (08) foi marcada pelo questionamento, por vereadores considerados integrantes da base de apoio ao governo Raimundo Macedo (PMDB), sobre a existência ou não de um grupo de aliados.

A dúvida foi lançada pelo vereador Darlan Lobo (PMDB) que, com a ausência do presidente da casa, vereador Antônio de Lunga (PSC), presidiu a sessão. Darlan bancou a aprovação do requerimento de autoria do vereador Cláudio Luz (PT) que pediu a convocação do chefe da Comissão de Licitação, José Danilo Arraes de Oliveira, para prestar esclarecimentos sobre denúncia de favorecimento na licitação para contratação de empresa de aluguel de carros.

Cláudio Luz, denúncia que, mesmo com a licitação marcada para esta semana, a empresa já teria disponibilizado os veículos há cerca de 30 dias. Segundo o vereador, existem fotos que comprovam a denúncia. A empresa denunciada tem sede no município de Pedra Branca.

Assinaram o requerimento, como co-autores os vereadores Darlan Lobo, Zé Ivan Leiteiro (PTdoB), Ronnas Motos (PMDB), Antônio Cledmilson (PSD) e Danty Benedito (PMN). O líder do prefeito na Câmara, vereador Sargento Nivaldo (DEM), ainda tentou colocar o requerimento em destaque para aprovação do plenário, mas, não obteve sucesso.

O vereador Darlan não abriu mão da prerrogativa de presidente e não aceitou colocar o requerimento em votação, já que, é co-autor. Com a aprovação do requerimento o presidente da Comissão de Licitação deve comparecer na casa para dar esclarecimentos.

O vereador Ronnas Motos questionou o porquê do líder do prefeito não querer a presença do presidente da Comissão na Câmara para prestar esclarecimentos. Ronnas, além de questionar a coesão da base aliada, ainda, disse que há algo de estranha na contratação dos carros e o fato deve ser investigada.

Outros destaques da sessão

Numa sessão bem movimentada, os vereadores encaminharam discussões de grande importância para a casa e para os destinos da política juazeirense. Em um desses momentos, o vereador Gledson Bezerra (PTB) requereu da administração a construção de uma escola municipal no Bairro Antônio Vieira. O vereador leu em plenário ofício da comunidade reivindicando o benefício. O documento veio acompanhado de abaixo-assinado com 300 assinaturas.

Em uma das suas participações, o vereador Cláudio Luz, lembrou a relação conflituosa entre a SR Empreendimentos e os permissionários dos mercados públicos. Ele pediu a imediata rescisão do contrato para que, segundo o vereador, se previna uma tragédia.

Já o vereador Capitão Vieira (PTN), solicitou da presidência da casa que fosse colocado em votação as contas de gestão da primeira administração do prefeito Raimundo Macedo. Para ele, é bom aproveitar que elas já se encontram na casa. O vereador pediu ainda, que a casa envie documento ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), pedindo agilidade no envio das contas de gestão do ex-prefeito Manoel Santana (PT), dos exercícios 2009 e 2010 para, também, serem apreciadas pela casa.

Ao final, o vereador João Borges (PRTB), aprovou projeto que altera o Regimento Interno e institui as sessões itinerantes da Câmara. O vereador Tarso Magno, também, aprovou, no caso, em primeira votação, o interstício de 10 dias de recesso. A aprovação do projeto em segunda discussão pode significar o fim da Lei da Preguiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário