terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vereadores de Barbalha querem prestação de contas da Festa de Santo Antônio

O prefeito de Barbalha, Zé Leite (PT), apesar de ter maioria na Câmara Municipal, tem passado por grandes dificuldades da casa legislativa. Depois das últimas notícias sobre o veto ao aumento de salários dos Agentes de Saúde e enfrentar uma greve dos servidores, o prefeito agora tem outra dor de cabeça, a pressão pela prestação de contas da Festa de Santo Antônio, edição de 2013.

Na sessão ordinária dessa segunda-feira (05), os vereadores da base de oposição, guiados pelo requerimento do vereador André Feitosa (PPS), que pediu do secretário de Cultura, o envio da prestação de contas da Festa de Santo Antônio 2013, aproveitaram para cobrar mais transparência na aplicação dos recursos da prefeitura.

Para o vereador André Feitosa, autor do requerimento, a prestação de contas é importante, já que, parte da verba utilizada é federal. “Na verdade, nós vereadores só queremos tornar a administração mais transparente quando se tratar de recurso público,” disse André.

Durante a discussão do requerimento, o vereador Bosco Vidal (PR), pediu que fosse incluído, no mesmo pedido, a solicitação da prestação de contas, também junto a Secretaria de Cultura, de pouco mais de R$ 1,9 milhão já recebidos do Ministério da Cultura, mas que a administração não prestou contas de como o recurso foi aplicado. “São quase dois milhões de reais que ninguém sabe onde foi, ou está sendo aplicado,” disse Bosco.

O vereador Rilto Teles (PSL), considerou a denúncia gravíssima e pediu urgência no retorno das informações por parte da Secretaria. A proposta do vereador é que as informações possam ser enviadas num prazo de 15 dias sob a possibilidade de formalização da denúncia junto ao Ministério Público Federal (MPF).

O requerimento do vereador André Feitosa, que foi aprovado por unanimidade, revelou ainda outra dor de cabeça para o prefeito Zé Leite. Sua base de apoio na casa, também deu, durante a sessão, várias demonstrações de insatisfação. Foram vários pedidos, via requerimentos, de melhoramento nas vias públicas, denúncias abandono das comunidades rurais e ausência de transporte escolar em localidades do município.

Novo líder

Na tentativa de resolver parte dos problemas encontrados com a falta de sintonia da bancada da situação, o prefeito Zé Leite, enviou, também, na sessão dessa segunda-feira, ofício nomeando o vereador Aurino Preu (PP), como novo líder do governo na Câmara.

O cargo estava vago desde o mês de abril deste ano, quando o vereador Flávio Cruz (PMDB), deixou a tarefa. Segundo várias observações da oposição, Aurino assumiu de direito o que já vinha exercendo de fato. E logo que assumiu o vereador líder do prefeito, já foi cobrado para que interceda pela agilidade no envio das solicitações a Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário