terça-feira, 20 de agosto de 2013

Zona Rural de Barbalha sem transporte escolar e base dos Correios

As comunidades da zona rural de Barbalha passam por um momento difícil no que se refere a atenção do poder públicos. Além das péssimas condições das estradas e a falta de transportes coletivos, as famílias sofrem ainda, em algumas comunidades, a falta de transporte escolar e, até, de Correios para distribuição das correspondências.

O descaso foi denunciado pelo vereador Rosario Francisco de Amorim (PTN) que requereu durante sessão da Câmara, no início deste mês, o envio de ofício pedindo providencias para a situação em se encontra as crianças do sítio Saco e comunidade Padre Cícero. Segundo o vereador, o carro que transporta os estudantes, não estava fazendo a rota para a Escola São Sebastião, no sítio Macaúbas.

A secretária de Educação, Isabel Cristina Bastos Nóbrega Cruz, foi procurada para falar sobre o assunto, mas estava em viajem oficial. Na sua ausência a ouvidora da Secretaria, Valdenha Cruz, disse desconhecer a situação e garantiu que o município não passa por problemas de falta de transporte escolar. Sobre o ofício, a ouvidora disse que não teve acesso ao documento.

O outro requerimento do vereador é baseado na situação que passa a comunidade do Distrito da Arajara. No distrito, as residências não têm endereço para correspondências e os moradores ficavam prejudicados. O problema foi resolvido através de convênio entre os Correios e a prefeitura que disponibilizava uma pessoa da comunidade para fazer a distribuição.

Mas, segundo o vereador, a prefeitura demitiu a pessoa que fazia o trabalho e a comunidade ficou mais uma vez prejudicada. Até que o problema seja resolvido, uma pessoa ligada ao mandato do vereador está fazendo o trabalho. No ofício o Rosário pede que a situação seja resolvida.

Os requerimentos, encaminhados a mais de 15 dias, as Secretarias de Educação, Administração e ao Gabinete do Prefeito, ainda, não foram respondidos. Sobre as situações, o vereador esclarece que o transporte escolar está sendo normalizado, mas o acordo com os Correios, nenhuma resposta foi encaminhada. O vereador reapresentou os requerimentos na sessão ordinária dessa segunda-feira (19), às mesmas Secretarias a fim de obter resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário