quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Sucessão no Crajubar: Especulações, crises e articulações antes das definições

Recheadas de especulações, crises políticas e fortes articulações, as definições partidárias para sucessão de 2016 entram na fase de definição na região do Cariri. No Triangulo Crajubar, a efervescência aumenta com a aproximação do prazo final para as novas filiações partidárias. Mudanças já efetuadas consagram lideranças antigas e outras mais novas esperam até o último momento para garantir o melhor espaço.

Em Barbalha, o ex-candidato a prefeito pelo PPS, Argemiro Sampaio, transferiu sua filiação para o PSDB e garante estar pronto para o confronto das urnas. A mudança foi articulada pelo senador Tasso Jereissati.

Mas, a oposição, a qual Argemiro faz parte, espera para decidir que estará à frente da chapa que confrontará o indicado do prefeito Zé Leite (PT). Buscam se credenciar os recém filiados Nizete Sampaio, pelo PR, e o advogado Expedito Júnior, pelo PPS. O vereador Rildo Teles (PSL), não fala em trocar de sigla, mas garante estar a pronto para disputa.

Na base de apoio ao governo Zé Leite, cresce o nome do ex-prefeito e radialista João Hilário, que anunciou sua filiação ao PDT. O ex-prefeito nega qualquer articulação rumo à disputa. Estão na disputa, ainda, o presidente da Câmara, Daniel Cordeiro, o ex-secretário Magno Coelho, entre outros.

No Crato, a disputa fica por conta das novas filiações ao PDT, partido comandado pelo grupo do ex-governador Cid Gomes. Nomes como o ex-candidato a prefeito, André Barreto, o ex-deputado Sineval Roque e o empresário Rafael Branco, devem disputar a preferência da indicação interna. De volta ao PSDB, o ex-prefeito Samuel Araripe, também fala em pré-candidatura.

Mas, a maior expectativa fica por conta do prefeito Ronaldo Mattos. Ele deve anunciar nos próximos dias sua saída do PMDB. Apesar do clima tenso, o prefeito tenta conversar com o senador Eunício Oliveira, antes de anunciar seu futuro. Perguntado sobre seu possível destino, o prefeito disse ter convites de algumas siglas.

Em Juazeiro do Norte, o PSDB vive a maior crise partidária do Cariri. Depois de se reorganizar com as adesões de novos quadros, o partido voltou ao comando do ex-deputado federal e ex-prefeito, Manoel Salviano. A filiação causou uma série de criticas e desfiliações no partido. Salviano reuniu funcionários e amigos no auditório do edifício Central Park para anunciar sua pré-candidatura.

O presidente da Comissão Provisória Municipal, o médico Régis Santana de Figueiredo, acabou entregando o cargo. Ao Jornal do Cariri, Régis disse que não vai se desfiliar do partido, mas que deixou a direção estadual à vontade para se posicionar sobre a entrada do grupo de Salviano ao partido.

Outra especulação na política de Juazeiro do Norte é sobre a permanência do empresário Gilmar Bender no PDT. Apesar das especulações sobre uma mudança de Gilmar para o PMDB de Eunício Oliveira, o empresário descartou a saída do PDT. Segundo Gilmar tem a confiança do presidente Andre Figueiredo e dos irmãos Ferreira Gomes para disputar a prefeitura.

No partido do governador, ainda reina a indefinição. O ex-prefeito e deputado estadual Manoel Santana tem reiterado que não será candidato, o que, tem atraído muitos nomes para disputar a vaga internamente. Entre os cotados está o secretário-adjunto do Gabinete do Governador, Fernando Santana. Apesar das muitas especulações, Fernando continua com sua filiação em Barbalha e diz que só será candidato se houver consenso.

Além da busca por credenciais para a disputa, tanto as siglas quanto os pretensos candidatos aos Poderes Executivos Municipais se concentram nas decisões vindas do Brasília. Ainda, resta uma indefinição acerca da “janela” partidária e outros pontos da reforma política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário