sábado, 12 de julho de 2014

Câmara ressalta importância de Mauro Sampaio para Juazeiro

Com iniciativa do vereador Gledson Bezerra (PTB), os vereadores de Juazeiro do Norte fizeram nessa quinta-feira, 10 de julho, uma verdadeira retrospectiva da atuação do ex-prefeito e ex-deputado federal, Mauro Sampaio. O pronunciamento, em tom de homenagem, teve apartes e intervenções de quase todos os parlamentares que teceram homenagens ao político que, segundo opiniões, mudou a terra do Padre Cícero.

O vereador Gledson lembrou a passagem dos 87 anos do líder político, dizendo que apolítica de Juazeiro se divide em duas fases: antes e depois de Mauro Sampaio. Durante o pronunciamento, os vereadores destacaram as principais obras deixadas pelas gestões de Mauro, destacando sua visão de futuro para com o Juazeiro.

Entre as muitas obras, foram enumeradas a Estátua do Padre Cícero na colina do horto, o estádio O Romeirão e mais as articulações para implantação do Cariri Shopping e a Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ). “Ele foi um visionário. Tudo que estamos colhendo hoje, foi plantado por ele há décadas atrás,” avaliou Gledson.

O vereador Normando Sóracles (PSL), disse que maior foi seu legado político. “A maioria dos grandes políticos de Juazeiro que o sucederam, foram seus aprendizes. É pena que alguns não aprenderam a lição ou gazearam a aula e hoje fazem tudo errado,” disse Normando.

A vereadora Mara Torres (PPS), pediu que a Câmara homenageasse Mauro Sampaio com a mais alta comenta entregue pela Casa. A ideia foi consenso entre os parlamentares que devem marcar nos próximos dias a homenagem.

Outros vereadores como Bertran Rocha e Rita Monteiro, ambos do PTdoB, descreveram passagens de convivência com o político e, acima de tudo, com o ser humano Mauro Sampaio. “Mauro Sampaio foi um ícone para toda uma geração de Juazeirenses que querem ver o bem de Juazeiro. Quando criança nos reuníamos em frente a minha casa para ver Mauro passar,” disse Rita.

Outras discussões

Na sessão dessa quinta-feira, a Câmara de Juazeiro discutiu ainda a situação da saúde mental no Cariri. Para expor a problemática a Casa recebeu a visita da assistente social Maria Margarete Leite Novais, coordenadora de saúde mental de Crato. Ela falou sobre o trabalho desenvolvido no Crato e destacou que a região necessita ampliar a discussão de forma urgente.

Segundo a coordenadora, além dos Caps, a região e o Hospital Santa Tereza, a região não tem qualquer política pública voltada para a problemática. “Recentemente conseguimos 11 leitos no hospital São Francisco, no Crato, mas ainda é muito pouco. Precisamos de muito mais,” disse Maria Margarete, ressaltando que o município de Farias Brito é o único da região que acolhe seus doentes mentais.

A vereadora Rita Monteiro, autora do convite a coordenadora, ressaltou o grande trabalho desenvolvido pela equipe de saúde mental do Crato e lembrou que já fez parte da equipe, como pedagoga, quando do trabalho desenvolvido na Penitenciaria Industrial do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte.

O presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (PTN), disse que será enviado ofício a Secretaria de Saúde de Juazeiro para saber que tido de política pública é desenvolvida sobre o tema no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário