terça-feira, 22 de julho de 2014

Relação de aprovados de concurso em Barbalha gera polêmica

Mesmo sem qualquer indício de fraude o Concurso Público de Barbalha tem chamado, nas últimas semanas, a atenção da sociedade local pelos resultados dos aprovados. Filhos de vereadores da cidade, todos com ou em formação superior, foram aprovados para cargos que não exigem qualquer qualificação superior.

Além dos filhos dos políticos locais, existem casos de chefes de departamentos que também foram aprovados para cargos abaixo da função que ora ocupam. A Universidade Patativa do Assaré (UPA), instituição responsável pelo concurso, se exime da polêmica sob a justificativa de não ter poder para escolher inscrições ou indicar cargos a serem concorridos.

O caso foi denunciado pelo Jornal do Cariri, na Coluna Rebate do jornalista Donizete Arruda. Durante duas semanas foram divulgados nomes e cargos a serem ocupados com a aprovação. No exemplo mais recente, o colunista apontou a filha do ex-residente da Câmara de Barbalha, vereador Ernandes Garcia (PT), a estudante de medicina, com residência em Manaus (AM), Yasmine Carneiro Garcia, que passou na oitava colocação para o cargo de serviços gerais.

Além da estudante de medicina que mora no Amazonas, chama a atenção a aprovação de José Alex Saraiva de Sá Barreto, filho do atual presidente da Câmara, vereador Daniel de Sá Barreto (PT). Mesmo com formação superior, Alex passou na segunda colocação para o cargo de vigilante. Outros casos citados pela coluna são do atual administrador do Parque da Cidade, Edmilson dos Santos Rocha, e do atual chefe de transporte da Secretaria de Educação, Orestes Saraiva. Eles passaram para vigilante e motorista, respectivamente.

A reportagem do Jornal do Cariri procurou todos os citados na coluna para comentarem a aprovação e se pretendem assumir os cargos. Falamos por telefone com o vereador Ernandes Garcia, pai da estudante Yasmine Garcia, lembrou que o concurso é público e, portanto, um direito de qualquer cidadão. Segundo o vereador, a filha fez o concurso apenas por experiência. Ernandes disse ainda que a filha já fez outros concursos como os de Barbalha.

Os outros citados não foram encontrados para se manifestar sobre o caso. Os telefones do vereador Daniel de Sá Barreto e do administrador do Parque da Cidade, Edmilson dos Santos Rocha, estavam desligados. Conseguimos falar com o chefe dos transportes da Secretaria de Educação, Orestes Saraiva, que disse ocupado no momento e que retornaria. Até o fechamento da edição não houve retorno.

O Concurso foi proposto pelo Ministério Público do Estado (MPCE), através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), ainda, em 2013. O pleito foi organizado e realizado em 2014. Mesmo como provocador do TAC, o Ministério Público do Estado, em Baralha, ainda, não se manifestou sobre o caso.

Na Câmara de vereadores, a bancada de oposição ao governo Zé Leite (PT) chegou a pedir a formação de uma comissão de parlamentares para acompanhar a organização e realização do concurso. A proposta foi derrotada pela base de apoio ao prefeito. Os vereadores preferem não se manifestar sobre assunto. Segundo eles, por envolver pessoas ligadas a colegas de Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário