quinta-feira, 24 de julho de 2014

MPE libera candidatura de Manoel Santana e TRE indefere registro de Sineval Roque

Dois dos candidatos a deputados estaduais do Cariri, o atual deputado Sineval Roque (Pros), com domicílio eleitoral no Crato, e o ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana (PT), viveram nesse início de semana situações bem diferentes.

Na terça-feira, 22 de julho, Manoel Santana recebeu do Ministério Público Eleitoral um parecer favorável a sua candidatura. O procurador regional eleitoral Rômulo Conrado, esclarece, no parecer, que a denúncia não tem fundamentação jurídica e que as provas são insuficientes. Agora a pedido deve ser julgado pelo pleno do TRE.

O ex-prefeito Manoel Santana, disse que reconheceu o parecer do Ministério Público Eleitoral como um ato de justiça. “Na verdade, isso é uma perseguição política que visa tirar nossa candidatura porque temos densidade eleitoral. Isso atrapalha planos de poder de alguns políticos locais,” disse Santana.

Já o deputado Sineval Roque, teve indeferido o registro da sua candidatura pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nessa quarta-feira, 23 julho. A sessão do TRE foi presidida pela desembargadora Iracema do Vale e Roque teve seis votos contra o seu registro e nenhum a favor. A decisão ainda cabe recurso ao Superior Tribunal Eleitoral (STE).

Em conversa com nossa reportagem, ainda, antes da decisão, o deputado Sineval Roque, disse não entender como um fato ocorrido na eleição passada, onde, segundo ele, tudo já foi explicado, continue ganhando repercussão. Roque falou sobre a doação de um trio, motivo do processo, como uma questão superada. O deputado garante que vai recorrer da decisão para continuar candidato.

O TRE tem prazo até o dia 5 de agosto para julgar todos os processos de registros de candidatura. De acordo com o Calendário Eleitoral do TSE, os partidos e coligações ainda podem substituir ou registrar novos candidatos até o dia 6 de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário