quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cláudio Luz denuncia Raimundão e Maurinho ao MP

Consistente e reveladora. Assim pode ser considerada a denúncia feita pelo vereador Cláudio Luz (PT) contra o empresário e pré-candidato a deputado federal, José Mauro Gonçalves de Macedo (Maurinho) e contra o seu pai, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antônio de Macedo (PMDB).

Na denúncia, feita ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o vereador revela um esquema de beneficiamento para familiares do prefeito e pede que a empresa “JDMM Construções e Incorporadora Ltda.”, de propriedade de Maurinho, seja investigada por lavagem de dinheiro público. Cláudio qualifica o esquema como desvio de poder e pede que o prefeito sofra as penalidades previstas para o crime de improbidade.

O vereador destaca a compra de um terreno, localizado na Rua Pedro Henrique de Sousa, que meses depois de ser comprado por Maurinho, passou por obras de calçamento e asfaltamento. Segundo a denúncia foram 1.800 metros de asfalto que beneficiou diretamente a aquisição do filho do prefeito Raimundão.

Mais a denúncia vai além. O vereador Cláudio Luz, apresenta em anexo ao documento enviado ao MP, a cópia de um cheque no valor de R$ 130 mil reais. O cheque, pertencente à “JDMM Construções e Incorporadora Ltda.”, é assinado por Maurinho e endossado pelo antigo proprietário do terreno, Francisco Laudir Mota Santos, mas, é nominado a Maria Albécia R. Ferreira. Segundo a denúncia foram emitidos 10 cheques no mesmo valor como pagamento do terreno.

Cláudio Luz chega a levantar suspeita sobre a possibilidade da empresa estar usando parte dos R$ 29 milhões recebidos em financiamento, junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB), para a construção do “Shopping Center Juazeiro”, cujas obras estão paralisadas. O vereador cita o empréstimo como forma de localizar a empresa no cenário da denúncia.

Sobre o asfaltamento da via, o secretário adjunto de Infraestrutura (Seinfra), Diógenes Coelho Rodrigues, disse que o serviço estava previsto desde a gestão passada. “A obra é numa rua que liga as avenidas Humberto Bezerra e Manoel de Castro, importantes vias de escoamento. As obras de drenagem e asfaltamento foram feitas com verba federal e iniciadas e terminadas, acredito, ainda em 2013,” disse o secretário adjunto.

Com relação à denúncia de favorecimento ao filho do prefeito, Diógenes disse não ter conhecimento e ressaltou que o benefício à população é evidente. “Na verdade os benefícios são para todos que tem áreas às margens da rua e para quem trafega rumo ao aeroporto. Se há benefício é para todos,” disse Diógenes.

Ao final da denúncia, Cláudio Luz, questiona o valor da obra, quantas famílias são beneficiadas, o grau de prioridade em relação a outras vias, principalmente, da zona rural e, ainda, a origem do dinheiro usado para comprar a área.

O prefeito Raimundo Macedo não foi encontrado para se pronunciar sobre o caso. Da mesma forma, o empresário Mauro Macedo foi procurado para comentar a denúncia, mas até o fechamento da edição não retornou os contados. Ele foi procurado em seu escritório de trabalho e foram feitos contatos telefônicos e por mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário