quarta-feira, 16 de julho de 2014

Coluna Chapara - Jornal do Cariri - 15 de julho de 2014

Banho de água fria

Foi um verdadeiro “banho de água fria” em várias candidaturas, sediadas no Cariri, a atualização da lista de candidaturas que poder ser impugnadas por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE). A lista foi divulgada na manhã do último domingo (13), mas o resultado final deve sair no próximo dia 12 de agosto. O TRE recebeu a lista do Ministério Público Eleitoral que pede a impugnação das candidaturas a deputados estaduais Sineval Roque, Ana Paula Cruz, Manoel Santana, Carlos Macedo, Giovanni Sampaio, além de outras bem conhecidas na região como Miriam Sobreira e Raimundo Cordeiro, o Raimundinho do Anjo da Guarda. Prevê o resultado do julgamento seria leviandade. Agora é impossível negar o desgaste e a tensão que a divulgação da lista causa nos candidatos e nas campanhas.

O que dizem os candidatos

Com exceção da candidata Ana Paula Cruz que já tinha retirado seu nome da disputa dois dias antes da divulgação, os outros se dizem vítimas de perseguição política dos denunciantes ou de atecnias administrativas. Nomes como Carlos Macedo, por exemplo, já se defende há anos sobre uma atecnia que reprovou suas contas tanto pelo TCM, quanto pela Câmara. Sineval Roque diz que o problema de uma doação de trio elétrico, ainda, na campanha passada já estava superado e foi ressuscitado, mas que, será resolvido com tranquilidade. O ex-prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, se diz vitima de perseguição. Por um acaso, ou não, o seu denunciante é o mesmo autor dos panfletos “Sem Nome” conhecido veículo de oposição a administração do petista. Todos devem formalizar defesas, agora é esperar!

Agenor e a aposta nas oposições

Com apenas uma base fortalecida por administração municipal, exatamente, onde é ex-prefeito, Agenor Ribeiro tem investido em bases de oposição de vários municípios caririenses. O ex-prefeito de Salitre, aposta no apoio de nomes do petista Giovane Guedes, em Araripe, candidato a prefeito derrota por apenas 45 votos. O detalhe é que o prefeito Humberto Germano foi cassado e o nome de Giovane já configura como favorito nas eleições suplementares. Outra base forte de Agenor está em Campos Sales, onde conta com o apoio do ex-prefeito Paulo Ney. Com menos impacto vem Farias Brito, onde conta com apenas uma liderança. Agenor dobra com os candidatos a federais Zé Airton e Odorico. O curioso é que o ex-prefeito, apesar de ter deixado o PT, sob a ameaça de não receber legenda, ainda se articula com a base petista.

Oposição fortalecida em Araripe

Quem está cada vez mais fortalecida é a oposição de Araripe. Na última semana o presidente da Câmara Municipal, vereador Damião Alencar, empossado após a queda do prefeito Humberto Germano, declarou apoio ao petista Giovane Guedes nas eleições suplementares que devem acontecer nos próximos meses. Sobre a eleição, a expectativa é que ela aconteça junto com o pleito de outubro que escolhe presidente, governador, senador e deputados. Com a decisão do atual presidente a oposição passa a conduzir os destinos da Casa Legislativa e, por consequência, passa a ter influencia sob a condução da administração municipal. A questão é que a oposição discute agora se vai pra cima do prefeito interino Hildo Pereira, aliado de Germano, ou se alivia para garantir uma transição tranquila e sem confusão. Vamos esperar!

A oposição de Jardim e a espera

Quem espera, em quase agonia, uma definição das candidaturas a deputado estadual e federal é a oposição de Jardim. Fechado, em sua maioria, com os nomes de Giovanni Sampaio (estadual) e Mauro Macedo (federal), agora a difícil articulação passa por várias incertezas. Giovanni Sampaio, além seguir a reboque das candidaturas dos Macedos, teve o nome incluído na lista do TRE. Enquanto isso, quem sorri com a saída Mauro Macedo da disputa é o petista Júnior Coutinho. Já dissidente da proposta, ele defende o nome de José Guimarães para federal. Outro problema é que os Roriz devem seguir uma indicação de Roberto Pessoa. Se a coisa já estava difícil, agora pode ficar pior. Já tem gente defendendo cada um por si. E essa deve a proposta vencedora. O problema é em 2016 para juntar, novamente, os cacos de uma base dividida.

Disputa na Câmara de Milagres

Depois da base de oposição ao prefeito Hellosman Sampaio declarar apoio as candidaturas do PT e Pros, na eleição majoritária, a discussão foi parar na Câmara Municipal. A sessão da última semana foi marcada por uma verdadeira disputa de elogios e parabéns aos candidatos Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB). O Vereador Jorge de Dona Iraci declarou voto à candidatura de Camilo Santana e foi acompanhado pelo vereador Giancles Filgueira que parabenizou o Governador Cid Gomes pela escolha. Foi o suficiente para a situação reagir. O presidente da Câmara, vereador Antônio Ede, parabenizou o PMDB pela escolha de Eunício Oliveira. Foi seguido por toda a base do prefeito. A discussão foi longe e terminou com trocas de farpas entre os parlamentares. Estão em ritmo de campanha.

Enquanto isso no Cariri...

... Quem está em situação parecida com a de Jardim é a oposição de Milagres. Depois do grande esforço para manter a base unida em torno dos nomes de Wellington Landim e Mauro Macedo, as lideranças se vêm no dilema de uma nova indicação a federal. Com a provável saída Mauro Macedo, começam a ganhar corpo nomes como José Guimarães.

... Quem toma conta e avança em bases petistas é o deputado estadual Wellington Landim. Ele já é votado pelos petistas em Milagres, Mauriti e está quase fechado com Barbalha. Na terra dos verdes canaviais a discussão é difícil, mas parece que será o caminho natural. É esperar!

... O prefeito de Nova Olinda, Ronaldo Sampaio, entrou em contato com essa coluna para garantir que seu apoio para deputado estadual vai para o presidente da Assembleia Zezinho Albuquerque. Segundo o prefeito nem apóia Sineval Roque, nem deixou a base a vontade para escolher outras candidaturas. Está dito!

... Em Barro fica cada vez mais difícil a situação do prefeito Neneca Tarares com a imprensa local. Há comentários de que o prefeito se recusa a falar nas rádios. Quando quer passar qualquer mensagem a população, o prefeito vai até Milagres ou Mauriti para se pronunciar. É uma conduta radical e impensada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário