quarta-feira, 16 de julho de 2014

Vereador expõe situação caótica do Hospital São Lucas em Juazeiro

O vereador Normando Sóracles (PSL) em pronunciamento na Câmara de Juazeiro do Norte, durante sessão dessa terça-feira, 15 de julho, expões por meio de fotos e vídeos a real situação do Hospital e Maternidade São Lucas. A denúncia, feita ao Jornal do Cariri desta semana, já foi enviada pelo vereador ao Ministério Público do Estado (MPCE).

Durante o pronunciamento, o vereador abordou a situação da empresa “Natuse Lavanderia Industrial” que, segundo ele, está indevidamente instalada nas dependências do hospital e se utiliza da energia e da água, pagas pela prefeitura, inclusive, para cumprir outros contratos. Normando observou que a conta de energia deste mês foi de cerca de R$ 16 mil.

Nas fotos, o vereador mostrou a grande quantidade de lixo nas dependências do prédio do hospital; enquanto, nos vídeos, foi mostrada a situação de abandono e descaso da lavanderia terceirizada. As imagens mostram panos de chão misturados a roupas e lençóis usados por paciente. Janelas quebradas, lençóis rasgados, máquinas enferrujadas e banheiros sem condição de uso foram algumas das imagens que chocaram os presentes.

Normando ressaltou a possibilidade de infecção hospitalar e o absurdo da administração municipal em permitir que o endereço da empresa esteja registrado no mesmo prédio do hospital. “Assim é muito bom. Amanhã vou colocar minha empresa na garagem da prefeitura ou no primeiro andar da Câmara. Já vou economizar no aluguel,” disse Normando, registrando sua indignação com a situação.

Repercussão

O vereador Darlan Lôbo (PMDB), disse que essa denúncia é antiga e que nada foi resolvido. “O vereador Sargento Firmino já fez essa denúncia dos lençóis. Na verdade, o que falta é respeito à Câmara de Vereadores. Nem a administração toma providencias, nem o Ministério Público investiga,” disse Darlan.

O vereador Gledson Bezerra (PTB), ressaltou que ele mesmo já denunciou o mesmo descaso na gestão anterior, mas, como acontece agora, nada foi feito. “Nós já denunciamos; não só essas. São denúncias e mais denúncias feitas há anos, mas a coisa não sai do papel,” disse Gledson.

O ex-prefeito Mauro Sampaio, presente a sessão para receber uma homenagem pela passagem dos seus 87 anos, disse que a situação do São Lucas lhe deixava extremamente entristecido. “É lamentável. Eu trabalhei no Hospital São Lucas, operei muito lá. E vê-lo, hoje, entregue a isto me deixa triste,” disse o ex-prefeito Mauro Sampaio.

Mauro Sampaio recebeu uma placa em homenagem ao seu aniversário e pelos serviços prestados a Juazeiro durante seus mandatos de prefeito e deputado federal. Sobre a homenagem Mauro disse: “Estou muito satisfeito com a homenagem e mais em ver o alto nível das discussões na Câmara.”

Requerimentos

O vereador Normando Sóracles pediu que fosse enviada a Câmara lista com todos os nomes, horários de trabalho e telefones dos médicos dos PSFs de Juazeiro. Segundo o vereador, existem casos de médicos que trabalham menos de uma hora por dia.

A vereadora Auricélia Bezerra (PSL), pediu que a Câmara envie ofício à administração pedindo explicações sobre a falta de merenda nas escolas municipais. Segundo ela, até agora as crianças estão sem merenda durante as aulas.

O vereador Cláudio Luz (PT), requereu um posicionamento da Câmara e da prefeitura para a proibição impostas pelo Demutran do Crato aos Taxistas de Juazeiro durante a ExpoCrato. Segundo o vereador, os profissionais de Juazeiro podem levar clientes ao Crato, mas não podem retornar com os mesmos.

O vereador Adauto Araújo (PSC), solicitou a formação de uma comissão de vereadores para verificar o que aconteceu com a licitação de medicamentos suspensa pela Justiça.

Tarso Magno (PR) pediu que a Câmara, baseada em matéria do Jornal do Cariri, convoque o proprietário da empresa “Natuse Lavanderia Industrial”, para prestar esclarecimento sobre a situação denunciada na matéria. Segundo Tarso, é preciso analisar se o contrato com município está sendo cumprido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário